Procurado pela reportagem do italotimoteo.com.br, empresário autorizou divulgação do vídeo.


O empresário Val Joias que testou positivo para o novo coronavírus concedeu uma entrevista via telefone para a reportagem do italotimoteo.com.br e esclareceu várias acusações que vem sofrendo. Em um vídeo, o homem relata como descobriu que havia testado positivo.

No vídeo o homem esclarece que sempre manteve o cuidado e jamais colocou a vida de outras pessoas em risco.



Ele diz que procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h) e solicitou que realizasse o teste rápido, porém o médico percebeu que o homem não apresentava nenhum sintoma.

Como o empresário citou o nome do médico, o profissional em nome da UPA, emitiu uma nota em que diz:

A direção médica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia vem a público esclarecer o atendimento médico no dia 12 de maio de 2020 referente ao paciente com quadro de COVID-19 divulgado nas redes sociais.

Tal paciente, no dia da consulta, apresentava quadro clinico sugestivo de SÍNDROME GRIPAL LEVE, dessa forma, seguindo rigorosamente as definições e recomendações do Ministério de Saúde, foi prescrito tratamento sintomático, repouso, hidratação, alimentação adequada e orientações específicas detalhadas sobre isolamento domiciliar por 14 dias desde o início dos sintomas (Ministério da saúde / SAPS – protocolo de manejo clínico do coronavírus (covid-19) na atenção primária à saúde).

Ademais, foi claramente explanado sobre sinais de alerta e gravidade sobre COVID-19, como também, foi devidamente esclarecido que toda síndrome gripal, nesse período de pandemia, é considerado um quadro suspeito de COVID-19.

Impera ressaltar que, no Brasil, diante do número limitado de testes disponíveis, a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde para os kits (RT-PCR) de diagnóstico para COVID-19 foram destinados APENAS para pessoas com SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (casos graves).

Para mais, segundo a Nota Informativa nº 2/2020-SAPS/MS do Ministério da Saúde, os testes rápidos para o novo coronavirus possuem populações-alvo EXCLUSIVAS de profissionais de saúde e segurança pública, pessoa com diagnóstico de síndrome gripal que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança e pessoas com 60 anos ou mais.

Diante do exposto, o referido paciente NÃO APRESENTAVA NO DIA DA CONSULTA RECOMENDAÇÃO PARA EXAMES ESPECÍFICOS PARA COVID-19 SEGUNDO AS NORMATIVAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

Por fim, destaco que a UPA atende gratuitamente e igualitariamente toda população independente de classe social, raça, gênero, ou outras características sociais ou pessoais. Apesar de todas as pessoas possuírem direito ao serviço, elas apresentam necessidades distintas e são conduzidas conforme PROTOCOLOS NOTORIAMENTE RECONHECIDOS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Kenio Alves Custódio de Sousa
Diretor Médico - CRM-AL: 6928
UPA Dr. Ulysses Luna