Embora Prefeitura Municipal venha realizado ações de prevenções possibilidade transmissão comunitária não é descartada.


O município de Delmiro Gouveia acendeu a luz de alerta para a crescente dos números de casos confirmados do novo coronavírus. Em menos de sete dias, a cidade registrou quatro casos e uma possível transmissão comunitária não está descartada. O total é de cinco, porém o primeiro caso contraiu em Maceió e não resistiu.

Na última quarta-feira, 13, um comerciante testou positivo para covid-19, no comunicado a Prefeitura informou que ele tinha histórico de viagem para o Estado de Sergipe. No dia seguinte, outro empresário também testou positivo. Diante da situação a Prefeitura que já vinha realizando ações de prevenção intensificou os trabalhos e a sanitização passou a ser realizadas em vários pontos do município.

Esta semana, mais casos foram registrados. O primeiro foi de um homem de 50 anos que atua no quadro de motorista da Secretaria de Saúde. Horas depois do terceiro registro, uma mulher deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Ela apresentou falta de ar e precisou ser entubada. Após realizar o teste ela positivou para o Covid19. Sobre esse caso, a Prefeitura ainda não emitiu nota, mas informou que está realizando um rastreio para identificar de onde ela contraiu o vírus.

Outros casos:

No domingo, 17, foi divulgado que um advogado que atua no quadro jurídico da Prefeitura de Delmiro e que reside em Olho d’Água das Flores também testou positivo. Na ocasião, ele teria participado de uma reunião na sexta-feira, 15, com outros profissionais do jurídico que também testaram positivo. Os dois residem em Maceió.

Sobre essa situação a Prefeitura informou que a secretária Vanda não contraiu o vírus, diferente do que circula em um áudio.

Segurança:

Enquanto os números crescem de casos, também cresce o registro de aglomerações de pessoas em festinhas particulares e de bebedeiras em casa. Embora a população colabore denunciando, as pessoas insistem em descumprir as medidas, mesmo quando é orientada pela Polícia Militar e demais órgãos de segurança do município.

Prevenção:

A Prefeitura tem tomado várias iniciativas, além de barreiras sanitárias o município iniciou a sanitização na feira livre, agencias bancarias, ruas, UPA, Postos de Saúde, viaturas da PM, PC, Bombeiros, GCM e SMTT, além de outros locais. Além disso foram instalados lavatórios em pontos estratégicos e doadas várias mascaras para a população.