Iniciada em 23 de março, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi dividida em 3 etapas. Na primeira fase, o público alvo para a imunização concentrou-se nas pessoas com mais de 60 anos e os profissionais de saúde, que estão encarregados pelo combate ao novo coronavírus, COVID-19.

Em Delmiro Gouveia, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde foi ultrapassada, tendo 100% dos moradores com mais de 60 anos sendo imunizados. Entre os profissionais de saúde, o índice atingiu 98%.
Nesta quinta-feira, 16 de abril, será iniciada a 2ª etapa de vacinação e foram incluídos nesta fase os caminhoneiros e motoristas de transportes coletivo, além de doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento.

As categorias foram incluídas porque, prestando serviços essenciais, estão mais expostas ao coronavírus. Apesar de não ter eficácia contra a COVID-19, esta vacina auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação do coronavírus. Outra vantagem é reduzir a procura pelos serviços de saúde.

Para evitar aglomerações durante o período de vacinação. Foram determinadas pelo Prefeito Padre Eraldo as seguintes ações:

As forças de segurança e salvamento receberão a imunização no Batalhão da PM em data a ser divulgada
Portadores de doenças crônicas terão os dias agendados pelos Agentes Comunitários de Saúde. Os que tiverem dificuldades de locomoção, receberão a visita dos vacinadores em casa. Ressaltando que é necessário apresentar prescrição médica para serem imunizados.

Caminhoneiros devem procurar as unidades de saúde portando  a CNH e cartão de vacina

“Conseguimos superar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e imunizar a nossa população acima dos 60 anos. Este é um grande trabalho de prevenção e proteção de todos. A partir de quinta-feira, as equipes estarão iniciando a segunda etapa e já determinei que as metas também sejam superadas. Precisamos preservar a vida e garantir a saúde da nossa gente”, ressaltou o Prefeito Padre Eraldo.

Desta vez, os professores ficaram para a terceira fase da campanha, de 9 a 22 de maio, já que as aulas estão suspensas.

A terceira fase da vacinação contra a gripe ainda inclui: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; grávidas; mães no pós-parto; população indígena; pessoas acima de 55 anos; e pessoas com deficiência.

A meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é vacinar pelo menos 90% de cada um desses grupos até 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação será em 9 de maio. No ano passado, o país registrou 5.800 casos e 1.122 óbitos pelos três tipos de influenza. A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e o subtipo da Influenza A (H3N2).

POR: ASSESSORIA DE COMINUCAÇÃO