Pelos números oficiais disponíveis, e diante da baixa testagem, hoje Alagoas é o segundo estado com maior taxa de letalidade, perdendo apenas para a Paraíba, aonde ela chega a 12,3%.

Imagem ilustrativa 

O Ministério da Saúde divulgou na tarde deste domingo (19), mais um boletim informativo com os dados do coronavírus no país. Em Alagoas, o número de casos confirmados saltou para 159 e o de óbitos subiu para 15, o que representa uma taxa de letalidade de 9,4%, uma das maiores do país, conforme registros do próprio MS.

Pelos números oficiais disponíveis, e diante da baixa testagem, hoje Alagoas é o segundo estado com maior taxa de letalidade, perdendo apenas para a Paraíba, aonde ela chega a 12,3%.

No país, já são 38.654 casos confirmados e 2.462 óbitos em decorrência do Covid-19. A média de letalidade do Brasil está em 6,4%.

No começo da noite, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou  o Boletim Epidemiológico 44, confirmando  o número de casos (159) e de óbitos (15) e a ocorrência de 303 casos em investigação e 908 descartados.

Conforme a Sesau, as cinco novas mortes por Covid-19 em Alagoas foram confirmadas neste domingo, sendo três de pessoas residentes em Maceió: duas mulheres, uma de 58 anos e outra de 74 anos; além de um homem de 43 anos. Também houve óbitos em Viçosa, de um homem de 85 anos; e uma mulher de Ibateguara, de 63 anos. Os testes confirmatórios foram realizados pelo Lacen, órgão vinculado à Sesau.

Outros dados

Dos 159 casos confirmados, 151 são de residentes em Alagoas, sendo 131 em Maceió e 20 no interior, uma vez que Porto Real do Colégio, Palmeira dos Índios, Satuba, Boca da Mata, União dos Palmares, Arapiraca, São Miguel dos Milagres, Viçosa, Murici e Ibateguara têm um caso cada um, seguidos por Marechal Deodoro e Rio Largo, respectivamente com cinco casos cada um. As outras oito pessoas que testaram positivo para a Covid-19, em Alagoas, residem em Pernambuco (1), Rio de Janeiro (2), em Brasília (2), São Paulo (3).

O Boletim aponta que 30 dos 159 casos já finalizaram o isolamento domiciliar, não apresentam mais sintomas da doença e, portanto, estão curados.

Óbitos

Além dos cinco registrados hoje, quanto aos demais óbitos confirmados em Alagoas, nove são do sexo masculino e seis do feminino, onde nove vítimas residiam em Maceió e as seis em Marechal Deodoro (1), São Paulo (1), São Miguel dos Milagres (1), Recife (1), Viçosa (1) e Ibateguara (1)  respectivamente, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs).

O primeiro óbito por Covid-19 em Alagoas foi o de um aposentado de 64 anos, confirmado no dia 31/03. A segunda morte em Alagoas por Covid-19 foi a de um aposentado de 78 anos, e a confirmação ocorreu no dia 03/04. A terceira morte ocorreu no último dia 8/4, tendo como vítima uma aposentada de 77 anos.

O quarto óbito, de um idoso de 79 anos, ocorreu no último dia 12/4. A quinta morte pelo novo Coronavírus foi a de um homem de 48 anos, ocorrida na terça-feira (14/4). Na sexta-feira (17/4), o Cievs confirmou mais duas mortes, cujas vítimas, um homem e uma mulher, de 46 e 73 anos respectivamente, residiam também na capital alagoana.

A oitava, nona e décima mortes por Covid-19 foram confirmadas nesse sábado (18/4), após a realização de exames feitos no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL). Ainda de acordo com o Boletim Epidemiológico 43, as vítimas foram três mulheres de 78, 56 e 73 anos, e residiam em Recife, São Miguel dos Milagres e Maceió.

Fonte: CM com agência alagoas.