Apoiadas pelo Prefeito Erivaldo Mandu, Equipes de Saúde estão mobilizadas e ativas na batalha contra Covid-19.


A população de Santa Cruz do Deserto, zona rural de Mata Grande, recebeu ações de Saúde Pública voltadas à orientação a comerciantes da Feira Livre, estendida aos habitantes da área em combate à disseminação da Covid-19, doença provocada pelo Coronavírus Santacausador da Pandemia que tem colocado o mundo em estado de alerta.

Aos comerciantes foram expostas orientações de como cumprir as normas sanitárias, evitando aglomeração de clientes, a importância incentivar e disponibilizar em local de fácil acesso os equipamentos para higienizar as mãos durante o período de exposição, providência válida para os clientes e aos que trabalham, seguindo as orientações que definem os padrões de funcionamento, tendo em visto a ocorrência do COVID-19. Os comerciantes da Feira Livre receberam orientação sobre a necessidade de evitar aglomerações, dicas de higiene no manejo de seus produtos e cuidados necessários para diminuir os riscos de contágio.

Além destas orientações importantes para fortalecer a batalha contra o Coronavírus, a higiene e os cuidados pessoais foram alertados a não somente lavar bem as mãos, mas lavar bem os alimentos, sejam eles industrializados ou adquiridos em feira livre, bem como orientações sobre os cuidados para higienizar os solados dos calçados. Um dos maiores alertas passam, necessariamente, pelos cuidados essenciais que se deve ter ao tossir ou espirrar. As equipes orientaram sobre a importância de se proteger e proteger o próximo evitando ao máximo sair de casa principalmente se estiver com gripe, resfriado e etc.

As equipes, compostas por profissionais de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, ainda alertaram a população sobre os cuidados especiais que devem ser dirigidos aos idosos, grupo de risco. Esta faixa etária deve evitar sair de casa. Caso não haja ninguém para auxiliá-los e tiverem realmente que sair de casa, todos foram orientados sobre as precauções que devem adotar.

A ação, que teve caráter ORIENTATIVO e PREVENTIVO, visa diminuir riscos da proliferação do COVID-19. Além das visitas, foram distribuídos panfletos e foi disponibilizado um serviço de som com a finalidade de atingir o maior número de pessoas.

A gestão municipal de Mata Grande está totalmente mobilizada para evitar a contaminação da população pela Covid-19, por entender que, neste momento é preciso mobilização e responsabilidade.

Estamos fazendo a nossa parte. Faça a sua: permaneça em sua casa o maior tempo que lhe for possível, comunique imediatamente aos setores competentes se perceber algum sintoma da doença e se mantenham calmos. Estamos agindo e ao lado de nossa gente.

Responsabilidade com a nossa gente estará acima de tudo. Assim como em Santa Cruz do Deserto, toda a cidade estará recebendo as equipes da Saúde. Juntos, vamos vencer esta batalha!

Por: Ascom.