Em apenas 3 anos, o Prefeito de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo, realizou uma intensa transformação na vida das famílias que residem nos povoados mais distantes do município e que por décadas, dependeram dos caminhões pipa ou do transporte de água em latas, tanto para o uso humano quanto na tentativa de manter animais vivos e pequenas hortas.


Com projetos inovadores e já em funcionamento, as águas do Canal do Sertão estão sendo levadas até a casa da população, sendo tratadas na captação e aptas para o uso doméstico e que, além disto, através da rede de distribuição também é canalizado água para para uso na agricultura e pecuária. Com estes projetos, Delmiro Gouveia tornou-se um grande pólo de produção de hortaliças, frutas e animais. Os produtos que antes eram trazidos de cidades vizinhas, agora abastecem as feiras e mercados locais, sendo também transportados para outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Desde o início do mandato em 2017, Padre Eraldo já decretava o fim da indústria da seca no município.

“É inadmissível para um gestor, ter um município rodeado por água, e ainda fazer com que a população sofra na dependência do caminhão-pipa ou carregando litros de água na cabeça. Desde o ínicio do meu mandato determinei que os projetos fossem construídos e, em parceria com a bancada federal, estadual e o Governo de Alagoas, estamos tornando todos estes uma realidade em Delmiro Gouveia. Os caminhões pipa servirão apenas como peça de museu, onde a população poderá lembrar de um triste momento deste município, onde a política pública era feita apenas em benefício de alguns, deixando a população desamparada”, destacou o Prefeito Padre Eraldo.

Mais um grande passo para o desenvolvimento sustentável está sendo dado pela gestão municipal. Esta semana, o Prefeito Padre Eraldo acompanhou o início da construção de 8 novas barragens que irão receber além das águas do período chuvoso, em momentos de estiagem, serão abastecidas com a água do Canal do Sertão.

“Este é um grande momento para o pequeno agricultor familiar. O Canal do Sertão, que sem dúvida alguma é uma grande obra, havia se tornado um paradoxo para a população rural de Delmiro Gouveia. Diversas comunidades às margens do canal sofriam com a seca por não poderem utilizar as águas que ali escorriam. Os animais também não tinham como beber, pois o formato do canal impossibilitava este uso. Em parceria com o Governo de Alagoas, estamos construindo 8 barragens. Serão cerca de 600 famílias beneficiadas nos povoados Alto Bonito, Bom Jesus, Sinimbu e Moxotó das Areias, além dos assentamentos Genivaldo Moura, Maria Cristina 1, 2 e 3 e no 44. Mais de 100 milhões de litros estarão represados, um volume capaz de abastecer uma cidade com 40 mil habitantes durante 30 dias.

Este é o fim do sofrimento do agricultor e o início da transformação na vida de cada família, com a possibilidade de melhoria de renda e geração de novas oportunidades”, ressaltou o Prefeito Padre Eraldo.

Por: Assessoria de Comunicação