A sessão ordinária na Câmara de Vereadores desta quinta-feira (12), contou com diversos requerimentos e indicações aprovadas, entre eles uma realização de uma audiência pública sobre a falta de saneamento básico no povoado Peba.



A solicitação feita pelo vereador George Lisboa Júnior, convoca o Ministério Público, secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Saúde, e o presidente da associação da comunidade. “Solicitei para que estejam todos presentes e assim possamos debater esse problema de saúde pública, que há tantos anos existe. Um problema de meio ambiente seríssimo, é uma fossa exposta para 16 casas, os dejetos no meio da rua e as pessoas no meio daquela sujeira, é um absurdo”, falou Júnior.

Em apoio ao colega, o vereador Enoque Batista se manifestou – “esse requerimento foi de grande importância, vereador Júnior. Temos outros problemas nos outros povoados também e seria ótimo termos esses secretários presentes para que possamos juntos, fazer com que Delmiro Gouveia possa ter uma atenção melhor”.

O vereador Francisco de Assis (Kinho), fez um requerimento verbal, que foi aprovado, solicitando a presença do prefeito Eraldo na Casa Legislativa. “Gostaria que o prefeito viesse a esta Casa para explicar tanta irregularidade. Todo cidadão tem o direito a informação sobre as empresas que prestam serviços ao município, assim como está sendo utilizado o dinheiro da iluminação pública, que a população tem reclamado da falta de lâmpadas e manutenção. Não gostaria que viessem secretários, gostaria da presença do prefeito”, disse Kinho.

Na tribuna, o vereador Pedro Paulo falou sobre as suas indicações e a solicitação de uma audiência pública sobre o patrimônio histórico. “Precisamos preservar a nossa história. Estamos vendo o patrimônio histórico sendo depreciado, como a Fábrica da Pedra, e não podemos deixar isso acontecer dessa forma irresponsável, entre outros que estão na iminência de desaparecerem e como vamos contar a história àqueles que estão por vir?”, indagou Pedro. Diante da sua colocação, o vereador Júnior lembrou que este requerimento já havia sido realizada, inclusive de sua autoria.

Pedro falou ainda sobre atividade na Ufal Campus Sertão com o Deputado Paulão. “Há três anos o trouxemos para falar sobre as dificuldades que a universidade vinha passado, com tantos cursos, sem ter de equipamentos para uma formação adequada. E ele se comprometeu em alocar recurso para a universidade e que há três anos recebe a emenda do Deputado, e agora os cursos dispõem de laboratórios completos. Hoje todos os cursos do Campus   Sertão estão dotados de elementos que ajudarão no processo de formação, graças a essas emendas destinadas ”, explicou.
Pedro ressaltou sobre a realização do orçamento impositivo, que a partir da próxima legislatura passará a valer. “Vamos poder alocar recursos para determinadas áreas, o que já é feito pelos deputados”. Ele falou ainda sobre os precatórios do Fundef que servirá para reformular as escolas e até implantar energia solar, sugestão que o vereador Júnior Lisboa já havia apresentado na Casa. Pedro explicou que se há um Projeto de Lei sobre a aplicação da energia solar nas escolas, se faz necessário que o prefeito cumpra.

Pedro ressaltou que apesar das dificuldades, estava feliz em ver entregue a reforma de escolas municipais, que foram proposições de sua autoria. Ele explicou que a comunidade confunde o papel do vereador como de executor. “Nós propomos as ações, mas não executamos. É preciso que a comunidade entenda isso, o real papel do parlamentar”, disse Pedro.
Sobre a verba das escolas, o vereador Kinho enfatizou que os cerca de R$ 20 milhões que chegaram para os investimentos daria para fazer uma revolução na Educação.

Durante a reunião, ainda foi aprovado o requerimento do prêmio Dayse Freire, de autoria de todos os vereadores, além de mais seis proposições de Pedro Paulo e mais uma de Júnior Lisboa.
Ainda estiveram presentes o presidente Ezequiel de Carvalho Costa e os parlamentares Marcos Costa, Raimundo Valter Benício (Casa Grande), Carlos Roberto Cacau Correia e Henriqueta Eva cardeal.


Por: Assessoria