Grupo de Trabalho para a
Transformação Digital ganhou o Global Public Service 2019; iniciativa faz parte
da agenda de modernização do Estado.
Nos últimos anos, o Governo
do Estado vem buscando reinventar seus processos e adaptá-los às transformações
sociais e tecnológicas presentes na sociedade. Essa movimentação, que tem
acontecido de forma integrada a de outros entes federativos, já vem dando
resultados significativos: um exemplo disso é que um dos projetos coordenados
por Alagoas na área de modernização foi o único vencedor brasileiro de um dos
mais importantes prêmios internacionais do setor público, o Global Public
Service.
Ligado ao Conselho Nacional
de Secretários de Estado da Administração (Consad), que, atualmente, é
presidido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de
Alagoas, o Grupo de Trabalho de Transformação Digital (GTD.GOV) foi uma das
iniciativas que concorreram à premiação da instituição britânica Apolitical, na
categoria Digitalização de Serviços Públicos.
Criado há cerca de seis
meses, o GT vem unindo mais de 100 gestores e técnicos de cerca de 20 governos
estaduais e do Distrito Federal do Brasil para estudar, compartilhar
conhecimentos e desenvolver soluções inovadoras para o processo de
Transformação Digital pelo qual a administração pública do país vem passando.
“Com o Grupo, passamos a ter
uma estratégia comum para transformar os serviços públicos para o meio digital,
algo que não existia. A razão de ser do GTD é fundamental para que possamos
reduzir as desigualdades e entregar melhores serviços públicos para a
população. Em apenas seis meses, vencermos um prêmio tão importante mostra o
quanto esse tipo de iniciativa é indispensável para a simplificação da vida dos
brasileiros, que são os que mais ganham com essa integração entre os Estados”,
pontua o coordenador do GT e servidor da Seplag Alagoas, Thiago Ávila.
Implementado com vistas a
otimizar, de modo assertivo, a dinâmica das organizações públicas, o Grupo tem
se debruçado em uma agenda que visa transformar a cultura burocrática em uma
estrutura hábil, que esteja alinhada às demandas da sociedade.
“O Governo de Alagoas tem
coordenado o processo de Transformação Digital e preparado o terreno para esse
novo momento junto a outros estados da federação. Essa agenda vem se
consolidando cada vez mais no Brasil e não tem volta. Trazer para o Brasil, e
mais especificamente para Alagoas o prêmio da Apolitical, nesse contexto, é
algo muito simbólico e traduz bastante do empenho de cada pessoa que faz o
Grupo acontecer e que colabora, direta ou indiretamente, para o aprimoramento
do serviço público no país”, afirma o secretário de Estado do Planejamento,
Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques Santos.
Alagoas Digital
E para que a Transformação
Digital possa acontecer de forma eficaz na máquina pública alagoana, o Governo
do Estado também vem reunindo esforços em torno de um programa que visa,
sobretudo, a digitalização dos serviços públicos alagoanos: o Alagoas Digital.
“Este é um projeto que temos
orgulho de realizar e que simboliza muito do que a administração pública já vem
fazendo no que diz respeito à modernização de seus trâmites. Nosso intuito é
que, com ele, tenhamos um processo de Transformação Digital integrado em
Alagoas e que consigamos, a partir dessa mobilização conjunta, oferecer
serviços cada vez mais inteligentes à população”, explica o secretário titular
da Seplag.
Mediado pela Seplag, o
programa, que envolve diversas secretarias e órgãos do Governo, conta com uma
série de capacitações, oficinas e encontros voltados tanto para servidores em
geral, como para os gestores das pastas. O objetivo, segundo ele, é fazer com
que iniciativas como o SEI, a Delegacia Interativa e os serviços digitais do
Detran, por exemplo, sejam cada vez mais comuns na sociedade alagoana.
“Já temos vários projetos de
pé nesse sentido, de diversas áreas que têm se modernizado muito rapidamente,
mas precisamos levar essa expertise para todos os órgãos públicos, integrar
nossa base de dados e ter uma porta única de atendimento ao cidadão. O time do
governo está muito engajado e tenho certeza de que conseguiremos, de forma
alinhada, aprimorar a prestação de serviços no Estado”, pontua Fabrício
Marques.
Fonte: Agência Alagoas