Restando ainda quatro jogos pela frente, o Flamengo já ostenta a melhor campanha da história do Brasileiro de pontos corridos com 20 clubes. 


O Flamengo é campeão! Sim, de novo. O Rubro-Negro conquistou hoje (24) o título do Campeonato Brasileiro de 2019, pouco menos de 24 horas após levantar a taça da Copa Libertadores.

O clube volta assim a ganhar o principal troféu do futebol nacional dez anos depois de sua última conquista de Brasileirão, que datava de 2009. Os comandados de Jorge Jesus não precisaram nem entrar em campo neste final de semana para sacramentar a conquista que já estava encaminhada há semanas — o time já havia cumprido seu compromisso por essa jornada em 13 de novembro, contra o Vasco, num dos jogos mais empolgantes do ano.

O título do Fla foi conquistado com quatro rodadas de antecedência graças à trajetória meteórica da equipe pós-Copa América sob comando de Jorge Jesus. Desde a chegada do "Mister", foram 19 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota no Brasileirão. A equipe não perde desde agosto —está invicta há 20 rodadas.

Individualmente, os destaques do Flamengo são os homens de frente, responsáveis pelo melhor ataque do Brasileirão, com 73 gols anotados em 34 jogos, numa média superior aos dois tentos por partida. Alimentados por Arrascaeta e Everton Ribeiro, Gabigol, com 22, e Bruno Henrique, com 18, são artilheiro e vice-artilheiro do torneio.

Restando ainda quatro jogos pela frente, o Flamengo já ostenta a melhor campanha da história do Brasileiro de pontos corridos com 20 clubes. Os atuais 81 pontos são os mesmos que o Corinthians, com 38 partidas disputadas, conquistou em 2015. Os desafios finais do Rubro-Negro são: Ceará (casa), Palmeiras (fora), Avaí (c) e Santos (f).

A festa (quase) não para A euforia do título brasileiro engata na da conquista da Libertadores. Os jogadores do Flamengo desfilavam em trio elétrico no Centro do Rio até minutos antes de o jogo começar, ostentando o troféu do torneio sul-americano pelas ruas do Rio de Janeiro, cercados por uma multidão rubro-negra.

Eram quase 19h de ontem (23), no horário de Brasília, quando acabou em Lima, no Peru, o jogo entre Flamengo e River Plate, vencido de virada pelos rubro-negros por 2 a 1. Quase 23 horas depois, com a confirmação da derrota do Palmeiras para o Grêmio, a festa rubro-negra a nível sul-americano ganhou também contorno nacional.

Cabe destacar, porém, que a comemoração flamenguista pelas ruas do Rio foi interrompida por confrontos entre torcedores e policiais quando a bola ainda rolava no Allianz Parque. Houve arremesso de garrafas, pedras, latas e cones em direção aos policiais, que responderam com bombas de efeito moral.