O dia começa cedo para Padre Eraldo, Prefeito de Delmiro Gouveia, cidade localizada no Alto Sertão de Alagoas.


À frente do município desde 2017, enfrentou diversas dificuldades no ano inicial mas sempre se manteve sólido aos valores que o conduziram à cadeira do executivo nas eleições de 2016.

“Tivemos um ano bastante conturbado onde fomos entendendo a herança que foi deixada pelas gestões anteriores. Foram dias difíceis, mas que ao lado de pessoas de bem e com propósitos maiores voltados para o bem da população, fomos vencendo os desafios e superando a crise”, destacou o Prefeito Padre Eraldo.

A austeridade era a palavra chave da gestão onde os recursos foram completamente direcionados para que os serviços públicos de maior necessidade da população fossem mantidos e alcançassem a excelência.

“Onde era possível reduzir, cortar, diminuir, foi feito. Onde haviam duas pessoas fazendo a mesma coisa, ficou apenas uma e assim, conseguimos manter os serviços essenciais funcionando e com qualidade. Os índices da Educação foram superados. Os serviços da Secretaria Municipal de Saúde foram avaliados e tiveram notas positivas. Mesmo com os cortes federais, a Ação Social continuou com seus programas e atendimento à população mais carente. Assim fomos enfrentando a crise e criando ações que pudessem recuperar o desenvolvimento da nossa cidade”, conclui Eraldo.

Os resultados começaram a surgir já em 2018. As áreas produtivas da zona rural do município tornaram-se grandes celeiros produtivos, alcançando produções nunca vistas na cidade. Delmiro Gouveia se tornou o maior produtor de Melancia e Abóbora do estado de Alagoas. As obras, algumas que estavam paralisadas à décadas, foram retomadas e muitas já concluídas, como é o caso da 1ª Creche Municipal, inaugurada em setembro deste ano. Agora, o município vive um momento de transformação. As escolas da rede municipal de educação estão passando por grandes reformas de forma gradativa. Cerca de 2.000 alunos já foram beneficiados com as novas escolas entregues. Obras estruturantes como saneamento e redes de distribuição de água para as comunidades das áreas mais atingidas pela seca, estão em andamento.

É um novo ritmo colocado pelo Prefeito Padre Eraldo que, diariamente, tem acompanhado as ações das secretarias municipais.

Seja nas escolas, acompanhando as aulas das crianças,nas cozinhas verificando a qualidade da merenda escolar ou nas áreas rurais, observando as obras de infraestrutura e o apoio dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura aos pequenos produtores rurais.

“Durante um momento da gestão, onde foi preciso estar em Brasília, em Maceió buscando recursos, fiquei mais ausente do dia a dia na cidade. Mas agora, onde conseguimos destravar importantes recursos do Governo Federal e contando com o apoio do Governo de Alagoas, estou acompanhando as ações de todas as secretarias municipais. É importante verificar se tudo que planejamos em 2016 está sendo oferecido à população. Este é o sentido do poder público. Quando mais de 14 mil eleitores escolheram nosso grupo, foi porque queriam a transformação, que queriam um atendimento humanizado, o acolhimento dos servidores e é isso que estamos oferecendo. Ando por todos os bairros e povoados de Delmiro Gouveia e o que recebo é o carinho e o sorriso da população que percebeu a nossa dificuldade em 2017, entendeu que as mudanças e a austeridade foram necessárias naquele momento mas que, agora, vivem a transformação de Delmiro Gouveia, com um desenvolvimento sustentável e que trará melhorias constantes para a população.” finalizou o Prefeito Padre Eraldo.

Por: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Delmiro Gouveia.