Segundo a Anac, o avião monomotor, modelo PA-28-180 e prefixo PT-KLO, fabricado em 1974, tinha Certificado de Aeronavegabilidade (CA) e Inspeção Anual de Manutenção em dia, com validades de até 2003 e 2020 respectivamente.


Em nota divulgada nesta segunda-feira (27), a Agência Nacional de Aviação (Anac) informou que a aeronave que transportava o cantor Gabriel Diniz, e os dois pilotos alagoanos, Gabriel Abraão Farias, 27 anos e Linaldo Xavier Rodrigues, e que caiu mais cedo no povoado Porto do Mato, na cidade de Estância, no estado de Sergipe, estava em situação regular. O órgão também afirmou que as investigações sobre o caso já estão em curso.

Segundo a Anac, o avião monomotor, modelo PA-28-180 e prefixo PT-KLO, fabricado em 1974, tinha Certificado de Aeronavegabilidade (CA) e Inspeção Anual de Manutenção em dia, com validades de até 2003 e 2020 respectivamente. O órgão suspendeu de forma cautelar as operações do Aeroclube de Alagoas e interditou as 9 aeronaves pertencentes à empresa devido ao acidente.

Apesar da informação divulgada pelo órgão, um piloto do Aeroclube de Alagoas, que pediu para não ser identificado, contou em entrevista ao Cada Minuto que “o avião que deixou três mortos não poderia fazer voo de cruzeiro, só estava apta a fazer voos locais e de treinamento”, pois apresentava problemas nos instrumentos.

A aeronave não tinha autorização para funcionar como táxi aéreo, mas, conforme informações passadas a imprensa, os pilotos alagoanos teriam oferecido carona a GD para que ele chegasse mais rápido a Maceió, onde comemoraria junto com familiares o aniversário da namorada, Karoline Calheiros.

Além da Anac, o Aeroclube de Alagoas também divulgou nota lamentando o ocorrido. Conforme a direção do local, Gabriel Abraão e Linaldo Xavier eram pilotos experientes, o primeiro atuava desde 2012 e o segundo há três anos. Ambos eram comandantes e também integravam a diretoria do Aeroclube alagoano.

Leia as notas da Anac e do Aeroclube de Alagoas, respectivamente, abaixo:

ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que, segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião acidentado nesta segunda-feira, 27, em Sergipe, estava em situação regular, com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até fevereiro de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia até março de 2020.

O avião, de matrícula PT-KLO, da fabricante Piper Aircraft, era de propriedade do Aeroclube de Alagoas. Esse modelo é um monomotor com capacidade máxima de 3 passageiros mais a tripulação, totalizando 4 assentos.

As investigações sobre as causas do acidente serão conduzidas pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), de Pernambuco (PE), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), do Comando da Aeronáutica.

Aeroclube de Alagoas

O Aeroclube de Alagoas, em nome de sua diretoria, em virtude do trágico acidente com sua aeronave Cherokee (PA 28) de prefixo PT-KLO, ocorrido hoje na data 27/05/2019, aproximadamente às 12h, vem a público prestar solidariedade às famílias dos ocupantes e informar que já está à disposição dos órgãos fiscalizadores para auxiliar no que for necessário.