Membros do Conselho Estadual de Trânsito de Alagoas (Cetran-AL) estiveram visitando a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), localizada no município de Delmiro Gouveia, na sede da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). A visita faz parte de um trabalho realizado pelo órgão em todo o estado visando a integração das instituições de trânsito em todas as esferas.

A visita técnica dos conselheiros Antônio Monteiro e Humberto Cupertino Cardoso, foi acompanhada pela presidente da JARI, a advogada Zagna Fortes, que dialogou com os conselheiros acerca do funcionamento do órgão judicante com atribuições no Município de Delmiro Gouveia.

“Viemos visitar e levantar algumas situações como espaço, etapas, atas de Sessões, volume de processo, enfim, todo o funcionamento da JARI”, disse o conselheiro Humberto Cupertino Cardoso, que finalizou destacando que estão em todo o estado avaliando vários quesitos ligados ao funcionamento das JARIS.

“Na ocasião entreguei aos conselheiros Boletins Informativos de Julgamentos de recursos, para corroborar ainda mais com a documentação solicitada pela órgão que atesta “in locu” o pleno desempenho da JARI do município, e seu regular funcionamento.

 Dialogamos ainda sobre as atividades desempenhadas pela junta no que diz respeito a Educação para o trânsito no município, que deve ser prioridade em toda entidade relacionada ao transito, e que inclusive foi um pedido especial do gestor prefeito Padre Eraldo Cordeiro”, destacou Zagna Fortes.
 
“É de suma importância o fortalecimento do vínculo entre os dois importantes órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), a JARI e o CETRAN, são as duas instâncias na esfera administrativa onde o cidadão pode apresentar recurso das decisões da JARI, somente cabe recurso ao CETRAN", avaliou o Conselheiro Estadual de Trânsito Antônio Monteiro.

"Julgamos o recurso na JARI e os processos que são improvidos aqui, quem tiver o interesse de recorrer, tem a segunda instância no CETRAN, ocasião em que  o recorrente é notificado quanto ao resultado anotando o prazo legal para, querendo, apresentar recurso junto ao Conselho Estadual de Transito (CENTRAN)”, finalizou a presidente da JARI.