Segundo a nota o contrato teve prazo de vigência encerrado em janeiro deste ano, mas com intuito de não prejudicar o serviço da saúde, a empresa prorrogará as atividades por mais 45 dias.


Após médicos paralisarem as atividades e só atenderem casos de urgências, nesta terça-feira, 26, por falta de pagamento. O Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB) que é responsável pela administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h) de Delmiro Gouveia emitiu uma nota esclarecendo a situação.

De acordo com a nota, o contrato de prestação de serviço para a Prefeitura de Delmiro Gouveia teve o prazo de vigência encerrado em janeiro de 2019 e, em razão das constantes dificuldades financeiras relativas aos repasses e pagamentos previstos no contrato, se tornou inviável realizar a renovação do contrato.

Ainda segundo a nota, com o intuito de não prejudicar o serviço de saúde ofertado pela UPA à população e para garantir à Prefeitura tempo hábil para se organizar, o IDAB prorrogou as atividades na UPA por mais 45 dias, com vistas a manter e cumprir os prazos legais junto a seus profissionais e viabilizar que a administração faça a transição da gestão sem prejuízos à população.

Nesta segunda-feira, 25, a reportagem do italotimoteo.com.br, manteve contato com o secretário de saúde André Ramalho, que informou que o município não havia recebido os repasses do governo federal e estadual, além disso o município estaria negociando um débito. Ainda na conversa, Ramalho contou que haveria três opções, uma delas seria a negociação do débito, porém essa não se concretizou, as outras seria a administração própria da UPA por parte da Prefeitura ou o encerramento das atividades. Inclusive, funcionários já haviam assinado um aviso-prévio de demissão.

Confira a nota de esclarecimento divulgado pelo IDAB na íntegra:

O Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB), gestor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia, informa que está encerrando as atividades de gestão da unidade.  O contrato de prestação de serviço para a Prefeitura de Delmiro Gouveia teve o prazo de vigência encerrado em janeiro de 2019 e, em razão das constantes dificuldades financeiras relativas aos repasses e pagamentos previstos no contrato, se tornou inviável realizar a renovação do contrato.

Com o intuito de não prejudicar o serviço de saúde ofertado pela UPA à população e para garantir à Prefeitura tempo hábil para se organizar, o IDAB prorrogou as atividades na UPA por mais 45 dias, com vistas a manter e cumprir os prazos legais junto a seus profissionais e viabilizar que a administração faça a transição da gestão sem prejuízos à população.

Atualmente a referida unidade tem mantido o atendimento aos pacientes classificados como Urgência e Emergência, em decorrência das dificuldades de manter a integralidade dos serviços sem os repasses financeiros contratuais. Sendo assim, o IDAB encerrará oficialmente a gestão na UPA de Delmiro Gouveia no dia 16 de março de 2019.