Foi assinado na manhã desta quinta-feira (21), o convênio entre o município de Delmiro Gouveia e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para a instalação de uma unidade da empresa para comtemplar os agricultores rurais do município e de mais sete cidades do Alto Sertão.

O núcleo atuará durante os próximos três anos, com a proposta de incorpora resultados aos sistemas de produção, a partir de alternativas tecnológicas aplicadas na produção agropecuária, tornando harmonizados os aspectos ambientais que se introduzem na qualidade de vida das famílias dos produtores.

A instalação da unidade é uma parceria entre a Prefeitura de Delmiro Gouveia e a Embrapa, com o financiamento da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Além do apoio do Governo do Estado, através do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater).

Entre as diversas ações, também estão incluídas as atividades voltadas a caprinos, ovinos, bovinos, abelhas, culturas alimentares, fruteiras nativas e irrigadas. Também será implantado o sistema de monitoramento do Campo de Aprendizagem Tecnológica (CATs) com alternativas tecnológicas para as principais atividades de produção geradoras de renda.

“Essa quinta-feira (21), sem dúvidas, ficará marcada na história de Delmiro Gouveia, é a primeira vez que um município do Alto Sertão terá a Embrapa em suas terras, auxiliando e dando vez ao homem do campo, para que ela possa aumentar ainda mais a sua geração de renda. Meu muito obrigado a toda diretoria da Embrapa e da Chesf por está tornando um grande sonho em realidade”, frisou o prefeito Padre Eraldo.


Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Delmiro Gouveia.