O município de Delmiro Gouveia, poderá ser representado na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica (IOAA), que ocorrerá na Hungria em 2019, por dois alunos da rede municipal de ensino.

Pré-selecionados, os estudantes Herycson Rodrigues de Lima e Sérgio Luandson Bezerra Lima são alunos da Escola Municipal Manoel Moura, localizada no Distrito Barragem Leste. Os jovens, atingiram os critérios de pré-seleção ao conseguirem nota maior que nove na prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) de 2018.

O programa de preparação para as provas da OBA teve início em 2017 com o professor de Ciências e Coordenador da Secretaria Municipal de Educação, Emerson dos Santos, que desenvolveu um importante trabalho na unidade escolar, onde o projeto piloto foi iniciado e cinco estudantes foram medalhistas.

Em 2018 o Programa foi estendido para mais três escolas da zona rural de Delmiro Gouveia, onde estudantes das Escolas Municipais Padre Anchieta e São José, dos Povoados Lagoinha e Salgado respectivamente sagram-se medalhistas.

“A valorização do Campo sempre foi um desejo da gestão Padre Eraldo, estou apenas seguindo essa filosofia, temos excelentes estudantes no campo que às vezes precisam de apenas uma oportunidade. Os estudantes da Barragem Leste que foram pré-selecionados são bicampeões na OBA, ou seja, amam astronomia assim como eu, só precisavam de uma oportunidade”, frisou o professor Emerson dos Santos.