Presidente falou sobre a acessibilidade do prédio, relação da câmara com o prefeito e outros assuntos.


Dando continuidade à série de entrevistas com políticos do Alto Sertão de Alagoas, o portal italotimoteo.com.br entrevistou o presidente da Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia, Ezequiel Carvalho, mais conhecido como ‘Kel’, na conversa o presidente fez um balanço da sua gestão, falou sobre a participação da população, a convivência com o prefeito Padre Eraldo e as expectativas para os próximos anos. Confira:

Qual o balanço que faz do ano de 2018?

Este ano foi um ano bastante positivo para o Legislativo Delmirense. Tivemos a grande satisfação em alcançar o nível de excelência no Portal da Transparência pelo Ministério Público Estadual, ficando em segundo lugar em Alagoas. O reconhecimento do MPE é fruto de um trabalho que estamos desenvolvendo na Câmara de Vereadores, colocando o nosso portal dentro dos critérios exigidos para que a população possa ter acesso a todos os dados que necessitar. Para nós é uma honra estarmos entre os sete portais do Estado, significa que estamos no caminho correto. Na Casa Legislativa realizamos audiências públicas e tivemos discussões muito importantes que trouxeram benefícios para a comunidade, a exemplo da aprovação de projetos como a doação de um terreno para a Adefideg, criação do Fundo Municipal de Segurança Pública, entre outro.

A questão do acesso para cadeirantes ao plenário da Casa, existe projeto?

Propusemos um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Delmiro Gouveia para que o município realizasse o projeto estrutural e, a partir daí, possamos implantar um elevador na Casa Legislativa. O nosso prédio é bem antigo e realmente necessita dessa acessibilidade. Estamos empenhados em resolver essa questão.

Como avalia a participação da população nas sessões?

Tivemos reuniões que conseguimos uma grande participação popular, mas na maioria das vezes não. Acredito que a população deva comparecer à nossa Casa mais vezes, para acompanharem as discussões e projetos que são apresentados. Os vereadores são os representantes do povo e então gostaríamos de ter esse contato diretamente. 

Críticas e acusações, como você analisa?

Quando somos um agente público estamos sujeitos a elogios e também às críticas da população. Procuramos desempenhar nosso papel com responsabilidade e compromisso, mas entendemos que podemos não agradar a 100% dos munícipes e, portanto, recebemos essas críticas como uma forma de melhorar a nossa conduta enquanto legisladores.

Como está a relação da câmara com o prefeito Padre Eraldo?

Procuramos desempenhar o papel de fiscalizadores do Executivo, analisando os projetos que são enviados a esta Casa. Em algumas vezes discordamos e buscamos esclarecimentos técnicos para que possamos analisar da melhor forma e assim tomar as nossas decisões. Procuramos o melhor para a população e também equilibrar com a governabilidade para o município, e isso é preciso ser compreendido pela população. 

Um balanço da sua presidência nesses dois anos?
Só tenho a agradecer aos meus colegas vereadores por estarem comigo nesta caminhada durante estes dois anos. Como afirmei anteriormente, foram dois anos de diversos projetos e discussões na Casa Legislativa e um grande crescimento nas atividades parlamentares. Agora nos prepararmos para o segundo biênio, de 2019/2020, com o mesmo propósito de debater, apresentar e aprovar proposições que tragam dias melhores para população. 

Qual a mensagem que o senhor deixa para o novo ano que se inicia?
Desejamos muita paz e saúde para a comunidade delmirense e que Deus nos dê sabedoria para conduzirmos o trabalho no nosso legislativo. Um feliz 2019 com sucesso e realizações.