O evento foi idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde e conduzido pelo presidente Ezequiel de Carvalho Costa (Kel), com a participação do secretário de Saúde André Luiz Rodrigues Ramalho e o secretário adjunto Samir Abelenda de Sena.


Na manhã desta quinta-feira (1º), a Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia foi palco do lançamento da Campanha Novembro Azul, que falou sobre a prevenção e cuidados do câncer de próstata no homem. O evento foi idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde e conduzido pelo presidente Ezequiel de Carvalho Costa (Kel), com a participação do secretário de Saúde André Luiz Rodrigues Ramalho e o secretário adjunto Samir Abelenda de Sena

O enfermeiro do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Raphael Dantas, falou sobre os cuidados e a importância realizar o exame, tendo em vista que o número de homens que procuram o médico é bastante inferior às mulheres. Ele apresentou o tema da campanha “Cuidar da Saúde também é coisa de homem”, e os índices de exames realizados pela rede municipal de saúde para os homens.  “Temos um número maior de mortes de homens do que de mulheres porque ele se acha forte e que não precisa de médico, só procura quando não há solução. Se tivesse procurado antes, muitos casos poderiam ser revertidos”, falou o enfermeiro.

O presidente Kel enfatizou o evento e a sua importância. “Abrimos o espaço na Casa Legislativa para o lançamento do Novembro Azul e nos sentimos honrados em poder contribuir para os cuidados e prevenção do câncer de próstata e da saúde do homem como um todo”, falou Kel. Ainda estiveram presentes ao lançamento da campanha os vereadores Raimundo Valter Benício (Casagrande), Fabíola Marques, Henriqueta Cardeal e Pedro Paulo.

Sessão Ordinária

Após o lançamento da campanha, foi realizada a sessão ordinária, onde foram apresentados dois Projetos de Lei do Executivo que tratam sobre a organização e a estrutura administrativa do quadro em comissão da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e cria o auxílio fardamento para aquisição de farda dos Agentes de Fiscalização de Transito. Os dois projetos foram enviados às comissões.


Na tribuna, a vereadora Fabíola Marques abriu os pronunciamentos e falou sobre a escolha do novo governante para o país e a importância da democracia, bem como a mudança de comportamento por parte da sociedade. “As coisas mudarão de fato e de verdade quando cada um fizer a sua parte dentro dos princípios éticos e morais, quando todos compreenderem a diferença entre certo e errado. Como nos comportaremos no novo governo? Não foi o que eu escolhi, mas democracia é acima de tudo respeitar e aceitar a decisão e vontade da maioria”, frisou a vereadora.

A vereadora falou que devido as manifestação da comunidade sobre o açude da Pedra Velha, protocolou requerimento solicitando a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Jasiel Belizário, para se pronunciar e prestar esclarecimento sobre o açude. Solicitou ainda a visita da equipe do IMA para fazer um estudo de impacto ambiental no açude.

Diante da colocação de Fabíola, o vereador Cacau lembrou ao presidente Kel para cobrar ao prefeito a sanção ou veto do Projeto de Lei do vereador Pedro Paulo de nº 07/2018 que institui as diretrizes para fomento e preservação das tradições históricas e culturais do município de Delmiro Gouveia. O vereador se pronunciou ainda sobre a preservação de prédios históricos, como a fachada da Fábrica da Pedra. “Temos que nos preocupar, porque essas são as histórias de Delmiro. Convoco essa Casa Legislativa para que sejam tomadas todas as providências”, falou. Ele cobrou ainda a Lei que trata sobre a administração do Polo de Confecções.

O vereador Pedro Paulo também se pronunciou na tribuna e falou sobre o processo eleitoral. “Delmiro está de parabéns e cumpriu de forma magnífica com suas obrigações, demonstrando quem desejaria ver na presidência, mesmo que não tenha sido eleito. Temos que respeitar as urnas, a democracia e a vontade popular. É pela democracia que cometemos erros e acertos”, falou o vereador, criticando a junção dos ministérios da agricultura e meio ambiente pelo novo presidente “Vejo com muita preocupação esse novo governo que será implantado”.

Pedro se manifestou ainda contra a derrubada do açude da Pedra Velha. “Sei que aquele paredão não foi o construído por Delmiro Gouveia, mas mesmo assim tem história porque ali muitas pessoas sustentaram suas famílias”, disse o vereador. Ainda estiveram presentes à reunião os vereadores Francisco de Assis (Kinho) e Júnior Lisboa.

Por: Veruscka Alcântara - Assessora de Comunicação