Reunião teve como intuito impedir assaltos a bancos e lojas do comércio no município.


A Câmara Municipal de Vereadores de Mata Grande-AL, de forma inovadora e preventiva, promoveu uma grande e importante reunião, realizada no dia 17 de outubro de 2018, visando impedir a ocorrência de assaltos na agência bancária do Banco do Nordeste, nos demais seguimentos do comércio, bem como para a população de uma forma geral.

Além de populares que se fizeram presentes, a reunião também contou com a presença dos vereadores da Casa, com representantes da Prefeitura Municipal de Mata Grande, representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil, dos comerciantes, da população em geral e do Banco do Nordeste. Se fizeram presentes também não apenas a Gerente Geral do Banco do Nordeste em Mata Grande Maria da Glória Ferreira da Silva, mas também o superintendente do Banco do Nordeste em Alagoas Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filhos.

Após iniciar os trabalhos, o Presidente da Casa, Rodolfo Izidoro Soares Alves passou a palavra ao superintendente do Banco do Nordeste em Alagoas, Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filhos, o qual parabenizou o empenho da Câmara de Vereadores de Mata Grande que, juntamente com a população, agiu de forma eficaz impedindo o fechamento da agência do BNB na Cidade. Segundo o próprio superintendente, a direção geral do Banco do Nordeste, que já tinha decidido pelo fechamento da agência, voltou atrás na decisão de fechar a agência do BNB de Mata Grande quando teve ciência da luta da Câmara de Vereadores e de todo o apelo do povo matagrandense.

O intuito da reunião foi traçar metas de ações que possam impedir, ou ao menos dificultar, a ocorrência de novos assaltos, bem como também de qualquer forma de criminalidade na região.

Após a fala dos presentes, bem como também a participação popular, os poderes públicos ali representados se comprometeram a tomar as seguintes iniciativas e ações preventivas: a Prefeitura de Mata Grande irá instalar o vídeo monitoramento nas ruas de Mata Grande e também irá colocar para funcionar a guarda municipal. O Banco do Nordeste irá realizar o monitoramento da própria agência, e realizará um controle de fluxo de dinheiro, impedindo que grandes montantes financeiros fiquem guarnecidos na agência. O BNB também se comprometeu a manter um contato direto com a Polícia Civil além de colocar vigilantes noturnos na agência. A Polícia Civil se comprometeu a manter uma parceria entre o BNB e o Centro Integrado de Segurança Pública - CISP, visando uma ação rápida contra qualquer ato criminoso. Além disso a polícia irá contar com dois helicópteros que já estão à disposição de todo auto sertão alagoano, os quais, inclusive, já podem ser acionados caso necessário para combater a criminalidade.

Tais medidas, como dito, podem não impedir a ocorrência de novos assaltos, mas certamente irão dificultar grandemente a atuação dos criminosos. 

Essa é mais uma medida inovadora que a Câmara Municipal de Vereadores de Mata Grande vem realizando, sempre buscando o bem-estar do povo matagrandense.