Em Maceió, várias convenções partidárias mobilizam o mundo político neste domingo (05), data-limite estabelecida pela Justiça Eleitoral para que os partidos realizem os atos nacionais e estaduais, onde serão apresentados os candidatos de cada sigla e outras decisões referentes ao pleito, como a política de alianças, por exemplo.

A expectativa maior envolve a convenção do PSDB e PP, que será realizada em conjunto, no Iate Clube Pajuçara, quando será anunciado mais um nome para disputa pelo Governo do Estado: o do senador Fernando Collor, cuja convenção de seu partido, o PTC, ocorre no Colégio Maria José Omena, no Vergel do Lago.

Conforme informações de bastidores, o martelo foi batido após uma longa reunião entre representantes do PP, PSDB e outros partidos aliados, que durou até esta madrugada. Antes, o vereador tucano Eduardo Canuto, líder do prefeito Rui Palmeira (PSDB) na Câmara Municipal de Maceió (CMM), era o  principal cotado para a missão.

Na ocasião também devem ser oficializas das candidaturas ao Senado do senador Benedito de Lira (PP) e do deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB), e seus respectivos suplentes.

Reeleições

Juntamente com a da oposição, uma das convenções mais concorridas deve ser a do MDB, que irá oficializar as candidaturas à reeleição do governador Renan Filho e do senador Renan Calheiros.

No ato, que está marcado para começar às 9h, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, a expectativa é pelo anúncio da manutenção de Luciano Barbosa como vice-governador na chapa e pela oficialização dos nome do empresário Rafael Tenório (Podemos), presidente do CSA, como primeiro suplente do senador e da vereadora SIlvânia Barbosa (PRTB) como segunda suplente.

Ainda pela situação, o deputado federal Maurício Quintella, do PR, terá a candidatura ao Senado oficializada na sede do partido, localizada na Ponta Verde, a partir das 9h.

Entre outras convenções marcadas para este domingo estão a do PSB, PSD, PDT, PMN e Avante.

Após as convenções, os partidos têm até às 19h do próximo dia 15 de agosto para inscreverem as candidaturas na Justiça Eleitoral. A data também marca o encerramento do prazo para o registro de coligações para indicações de vices.

Por: Cada Minuto