Foi aprovado na sessão desta quinta-feira (23), realizada na Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia, o Projeto de Lei do Executivo que prevê a concessão de incentivos fiscais e estímulos econômicos para empreendimentos que se estabelecerem no município. O documento tratou ainda da Criação do Conselho Municipal da Indústria e Comércio.

O projeto recebeu quatro emendas de caráter modificativo, aditivo e supressivo propostas pelo vereador Pedro Paulo, que também foram aprovadas por unanimidade pelos parlamentares. O vereador ressaltou que realizou as emendas objetivando as empresas a terem compromisso na contratação da população delmirense. “Através de uma das emendas, propus que as empresas que aqui se instalem garantam a contratação de 85% da mão de obra local, o que garantirá a geração de emprego e renda para nosso povo”, falou Pedro.

O vereador ainda propôs mudança na composição do Conselho Municipal da Indústria e Comércio, que deverá ser formado por sete conselheiros titulares e sete suplentes, e não cinco, como havia proposto o texto enviado pelo Executivo. Ele sugeriu que os dois membros sejam um da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e um representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia.

Na tribuna, Pedro Paulo ainda expôs sobre a sua candidatura a Deputado Estadual e falou sobre alguns dos seus projetos caso venha a ocupar uma cadeira na Casa de Tavares Bastos. “Aceitei o desafio de colocar o nome em favor da sociedade porque acredito que a Assembleia Legislativa precisa de um representante de Delmiro Gouveia”, frisou o vereador.

O vereador Enoque Batista apresentou uma indicação que solicita a criação de um Centro de Acolhimento, Tratamento e Recuperação de dependentes químicos. Ele explicou que muitos dos acidentes que têm acontecido no município e região são com jovens vítimas do uso de álcool. “Temos acompanhado muitos acidentes com jovens alcoolizados em veículos e motos e sabemos que o álcool é a porta para outras drogas, então vamos juntos lutar para que o Executivo implante esse centro de acolhimento”.

Diante da proposição de Enoque, o vereador Geraldo Xavier falou sobre outros projetos apresentados com a mesma intenção. “Estou muito feliz no dia de hoje em ver esta proposição apresentada pelo vereador Enoque. Desde o meu primeiro mandato que apresento aqui nesta Casa um projeto para a implantação de um centro de reabilitação para dependentes químicos. Hoje existem três milhões de pessoas viciadas em crack e já tem uma outra droga pior, que ronda nossa cidade. Estaremos juntos nessa luta e conte com todo o meu apoio e dessa Casa”, falou Xavier.

Na oportunidade, ainda foram aprovados mais dois projetos de lei do Executivo que dispõem sobre a criação e funcionamento do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e revoga a Lei Municipal nº 961/2009 e suas alterações; e a criação e funcionamento do Conselho Municipal do Idoso, revogando a Lei Municipal nº 941/2008 e suas alterações.

A reunião foi presidida pelo vereador Ezequiel de Carvalho Costa e contou com a presença dos parlamentares Marcos Costa, Francisco de Assis Pereira de Sá (Kinho), Geraldo Xavier, Pedro Paulo, Enoque Batista, Raimundo Valter Benício (Casagrande) e Henriqueta.