Um Batalhão da Polícia Militar e um Grupamento do Corpo de Bombeiros inaugurados; assinatura de ordens de serviço para a construção do Hospital Regional do Alto Sertão e a execução de obras do Programa Pró-Estrada, além da entrega de tratores e de ambulâncias aos municípios da região. O Governo do Estado levou, nesta terça-feira (3), uma série de realizações a Delmiro Gouveia e que se espalham pelo Alto Sertão alagoano.

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, assinaram, durante a solenidade realizada em Delmiro Gouveia, a ordem de serviço para a construção do Hospital Regional do Alto Sertão, neste município. "Vamos iniciar hoje a construção de um hospital de ponta, de primeiro mundo, que vai gerar 800 empregos na área da saúde e garantirá que outros investimentos venham pra cá também. Esse hospital será uma revolução para Delmiro Gouveia e região", garantiu Renan Filho.

Trata-se de um investimento em saúde pública de R$ 32,8 milhões só na edificação do equipamento, com prazo estimado para a entrega de 18 meses e que beneficiará uma população regional de 171.204 pessoas residentes em Delmiro Gouveia, Piranhas, Inhapi, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Mata Grande, Canapi e Pariconha.

Com 123 leitos, o Hospital Regional do Alto Sertão terá capacidade para realizar 7.763 atendimentos mensais e 7.000 exames de diagnóstico complementar. O equipamento está sendo construído num terreno de 3,3 hectares, que foi visitado pelo governador, o secretário de Estado da Saúde e pelo prefeito de Delmiro Gouveia, Eraldo Joaquim Cordeiro, o "Padre Eraldo".

"Nossa previsão é que o Hospital Regional do Alto Sertão já esteja em pleno funcionamento no primeiro semestre de 2020. Esse será o quinto hospital que será construído pelo Governo do Estado em Alagoas, a exemplo dos hospitais Metropolitano e o da Mulher, em fase de conclusão, ambos em Maceió. Nos próximos dias, a construtora estará dando início à construção do Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares e ainda temos o Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, com os serviços bem avançados", citou o secretário de Estado da Saúde.

Batalhões

A cerimônia realizada em Delmiro Gouveia também marcou a entrega do 9° Batalhão de Polícia Militar (9° BPM) e da nova sede do 8° Grupamento de Bombeiro Militar (8°GBM). A nova estrutura do “Batalhão de Divisas”, como é conhecido o 9° BPM, foi construída num terreno doado pela prefeitura do município às margens da rodovia AL-145, no Povoado Morros, com investimentos de R$ 2,5 milhões oriundos do Tesouro Estadual.

"Alagoas hoje - diferentemente da Bahia, de Sergipe e de Pernambuco - é o único Estado dessa região que reduziu violência com relação ao governo anterior. Na semana passada, iniciamos o curso de formação para mil novos policiais militares. Aqui em Delmiro, não havia sequer estrutura para aumentar o efetivo da polícia, agora tem. Com esses mil novos policiais, vamos poder aumentar o efetivo local e da região e assim seguir reduzindo violência", destacou Renan Filho.

O novo prédio do 9° BPM conta com alojamentos divididos por postos e graduações, reserva de armamento, salas administrativas, comando, subcomando, secretaria, protocolo, rádio, inteligência; além de um depósito, sala de reuniões e um auditório. Todos os ambientes são climatizados. "Esse Batalhão é diferenciado. Nele temos um heliponto. Dessa forma, teremos condições de pousar e decolar aeronaves à noite. Isso significa dizer que se houver uma explosão de banco ou uma outra ocorrência de grande porte, teremos condições operacionais de deslocar aeronaves para cá. Isso sem dúvida alguma é um grande avanço", citou o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior.
Já o 8° GBM, cuja sede foi inaugurada em Delmiro Gouveia, tem atuação em mais seis municípios da região. Trata-se da segunda unidade inaugurada pelo Governo do Estado em 2018. O Corpo de Bombeiros em Alagoas passa por um amplo processo de reforma, que está possibilitando melhorias em todas as unidades operacionais da corporação na capital e no interior do Estado.

Pró-Estrada

O governador e o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, autorizaram o início das obras de pavimentação das principais vias urbanas da cidade de Delmiro Gouveia e também a implantação do acesso de 3,6 quilômetros de Olho D'Água do Casado até o assentamento Chico Mendes.

Só nesta região, 13 dos 17 municípios estão com trabalhos do Programa Pró-Estrada em andamento ou já entregues. "Em cada ponto desse Estado tem a presença do Governo de Alagoas. Nosso compromisso tem sido esse: transformar a vida das pessoas dando mais qualidade e dignidade por meio de serviços de infraestrutura viária. E é justamente isso que tem acontecido: são rodovias recuperadas, vias pavimentadas e estradas implantadas ao longo de mais de mil quilômetros da malha estadual. Não é por acaso que, em menos de dois anos, já estamos trabalhando ativamente com o Pró-Estrada em mais de 70% do Estado e a meta é ainda maior, queremos atingir 100% de todo o território", evidenciou Mosart Amaral.

Em seu discurso, Renan Filho garantiu que o Governo do Estado vai pavimentar em asfalto o acesso ao Campus do Alto Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Delmiro Gouveia.

Ambulâncias e tratores
Ainda durante a solenidade, foram entregues ambulâncias e tratores dotados de grades aradoras aos municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Olho d'Água do Casado, Piranhas e Pariconha.

Os tratores são distribuídas por meio do Programa de Mecanização Agrícola do Governo do Estado e vão ajudar no apoio ao processo produtivo, na preparação de solos, tratos culturais, desde o plantio até a colheita. Já as ambulâncias integram o lote de 130 veículos que estão sendo distribuídos aos municípios alagoanos, utilizados no transporte de pacientes entre unidades de saúde.

O governador encerrou a agenda de trabalho em Delmiro Gouveia participando da inauguração do Hotel Aline, ao lado do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito. Nos últimos três anos e meio, 28 estabelecimentos foram inaugurados no Estado. Até 2020, outros dezesseis empreendimentos vão abrir as portas em todas as regiões alagoanas. Somente neste ano, três hotéis foram inaugurados no Estado, totalizando mais de 1.200 novos leitos.

Por: Agência Alagoas