Sem partido político, moradores irão cobrar ações ao governador Renan Filho. Lugarejo fica na área rural de Água Branca no Sertão de Alagoas.




Cansados de sofrerem com a falta de abastecimento de água para consumo humano no Povoado Serra do Cavalo no município de Água Branca no Sertão de Alagoas, um grupo de jovens católicos Inspirados na Campanha da Fraternidade 2019 cujo tema é: "Políticas públicas” resolveram tomar a iniciativa de promover uma campanha para solucionar o maior problema que a comunidade enfrenta.

A comunidade Serra do Cavalo, possui uma população de aproximadamente 2.000 habitantes e mesmo com um número tão expressivo de pessoas a água permanece sendo a principal carência da comunidade, pois em pleno século XXI, o abastecimento de água ocorre basicamente através de caminhão pipa ou fontes naturais, além da água da chuva.

Diante desse problema e cansados de só receberem promessas políticas, os moderadores locais começaram a campanha “Serra do Cavalo tem sede”, que tem como objetivo principal buscar junto aos órgãos competentes a implantação de sistemas de distribuição de água encanada nas residências da comunidade.

A campanha foi lançada no dia 22 de março e conta com o apoio de toda a comunidade, também de associações, bancos comunitários de sementes, grupos de jovens e da igreja católica.

O grupo ressalta que a campanha não tem iniciativa política partidária, mas sim uma luta popular. “Nós queremos falar com o Governador do Estado, pois acreditamos que só o governo do estado pode atender nossa reivindicação. Pedimos o apoio de todos. Só sabe como é viver sem água quem cotidianamente passa por esse problema.” Disse um dos membros da comissão organizadora.  

A reportagem do italotimoteo.com.br entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Casal que enviou a seguinte nota.

Os técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e os representantes do município se reuniram neste sábado (20), às 16h, para discutir a viabilidade do Projeto Serra do Cavalo e da expansão de abastecimento em toda a região, assim como as dificuldades de investimento e viabilidade que seriam necessárias para expandir o acesso a água em todas as comunidades.

A Casal informa ainda que tem conhecimento acerca do sistema de abastecimento deficiente no município de Água Branca e que possui interesse em ampliar o fornecimento na localidade ainda este ano.