A cerimônia oficial da entrega do Selo acontecerá no dia 2 de dezembro, em Maceió, para as cidades que mais melhoraram as políticas públicas municipais voltadas para as crianças e os adolescentes em importantes áreas, como Saúde, Educação e Assistência Social.


Palmeira dos Índios está entre os 56 municípios alagoanos que receberão este ano o Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF), referente à edição 2021-2024. A cerimônia oficial da entrega do Selo acontecerá no dia 2 de dezembro, em Maceió, para as cidades que mais melhoraram as políticas públicas municipais voltadas para as crianças e os adolescentes em importantes áreas, como Saúde, Educação e Assistência Social.

Para o UNICEF, as cidades premiadas, entre elas Palmeira dos Índios, se esforçaram para melhorar os indicadores relacionados à primeira infância e à adolescência, desde a chegada às creches até o encaminhamento dos jovens ao mercado de trabalho. Todas elas participam do Selo UNICEF, estratégia do UNICEF, em parceria com a Asserte em Alagoas, destinada a apoiar cidades das regiões mais vulneráveis do País para que melhorem as políticas públicas voltadas à infância e à adolescência.

O incentivo aos hábitos de higiene, melhorias na Educação, cuidados com a saúde física e mental, acesso à água potável, proteção contra a violência, proteção social às famílias vulneráveis, além da implementação de ações, foram monitoradas para que o município pudessem cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Ainda de acordo com o UNICEF, após quatro anos engajadas na iniciativa, essas 56 cidades conseguiram melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para: imunização, educação e proteção contra as violências. O município tem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. 

O prefeito Júlio Cezar parabenizou à equipe de governo por mais uma conquista voltada para a criança e o adolescente. “Estamos muito felizes com este resultado, pois nos comprometemos a implementar e cumprir as políticas públicas destinadas à criança e ao adolescente. Isso tudo só foi possível por causa do trabalho das secretarias, da Articulação do Selo em Palmeira e de todos que tiveram os cuidados necessários, nas áreas da Educação, Saúde e Assistência, com os meninos e meninas do nosso município. Estão todos de parabéns, mas este trabalho não pode parar”, disse o prefeito Júlio Cezar

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

O sucesso do Selo é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses, 923 alcançaram todas as metas e foram certificados.

Por: Assessoria