Parlamentar flagrou dejetos sendo jogados na ETA do Bairro Novo, que segundo ele está desativada. Prefeitura nega e diz que local está em funcionamento.


O vereador Wendel Emiliano (Solidariedade), registrou um Boletim de Ocorrência nesta segunda-feira, 9, depois de flagrar um suposto crime ambiental praticado pela Prefeitura de Delmiro Gouveia na Estação de Tratamento de Esgoto, situada na Rua Zilton Rodrigues no Bairro Novo.

O parlamentar disse que recebeu várias denúncias de moradores e nesta manhã ao ir averiguar a situação flagrou um caminhão limpa fossa, que presta serviço ao município realizando o despejo dos dejetos.

O parlamentar então informou aos funcionários do caminhão que aquilo seria crime e que iria tomar as medidas cabíveis.

Na tentativa de que o caminhão não fugisse do flagrante, ele obstruiu a passagem de entrada/saída e se dirigiu até a Central de Flagrantes no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) em Batalha.

No decorrer da situação, a Polícia Militar e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) foram acionadas para desobstruir a passagem, ocasião que o carro foi apreendido por estar com licenciamento atrasado.

No início da noite, o vereador publicou um vídeo nas redes sociais em posse do Boletim de Ocorrência, informando que iria acionar o Ministério Público Federal, Estadual e também o IMA para dar continuidade ao procedimento.

Por outro lado, a Prefeitura informou que a Estação de Tratamento está funcionando e que os dejetos não são jogados da forma que o vereador denunciou. Nesta terça-feira, 10, o secretário Marcos do Meio Ambiente, concederá uma entrevista a imprensa e esclarecerá a situação.