Ação ocorre nas cidades de Maravilha e Ouro Branco. Presos foram trazidos para a 1ª-DRP em Delmiro Gouveia. 


Um criminoso morreu e outros três foram presos na manhã desta quarta-feira, 20, durante uma Operação realizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL) nos municípios de Ouro Branco e Maravilha no Sertão de Alagoas. Os presos e os materiais apreendidos foram apresentados na Central de Flagrantes em Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas.

O homem que morreu foi identificado como Marcos Bezerra da Silva, vulgo “Da China”, ele estava na sua residência na Rua 14 de Maio no Centro de Ouro Branco, quando trocou tiros com os policiais.

Segundo apurou o italotimoteo.com.br a operação foi realizada por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e a Promotoria de Justiça de Maravilha. As operações Gold e Arapuca cumprem 13 mandados de busca e apreensão nos municípios de Maravilha e Ouro Branco, no Sertão do estado.

As investigações foram realizadas pelo Gaeco e pela Promotoria de Justiça do município de Maravilha em parceria com o 7º Batalhão da Polícia Militar e visam desarticular duas organizações criminosas que vinham praticando tráfico de drogas, roubo a residências e comércio ilegal de arma de fogo na região.

Com base nas provas técnicas apresentadas, o Gaeco realizou a representação dos mandados, que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Serão cumpridos sete mandados de busca e apreensão pela operação Gold e outros seis pela operação Arapuca.

A operação Arapuca ganhou este nome em alusão à armadilha feita de madeira destinada a capturar aves e pequenos animais. O município de Maravilha vinha sofrendo com uma série de roubos a residência e diante desta situação, as forças policiais buscam uma armadilha para capturar os criminosos.

Já a Operação Gold ganhou este nome em referência ao nome do município de Ouro Branco, onde serão cumpridos os mandados. No inglês, o termo gold significa ouro.

Efetivo participante

Para dar cumprimento aos mandados judiciais expedidos para as duas operações, foram empregados policiais militares do 7º e 9º Batalhões. O Grupamento Aéreo da SSP também participa dando suporte aéreo às operações.