O pleito está marcado para o dia 2 de maio, quando os parlamentares irão eleger o sucessor de Renan Filho (MDB) para cumprir o mandato até o dia 31 de dezembro deste ano.


Um bombeiro militar foi o primeiro a oficializar, na quarta-feira passada, dia 13 de abril, a candidatura a governador tampão por Alagoas. No final da tarde desta segunda-feira (18), foi a vez do deputado Cabo Bebeto (PL) fazer o registro e amanhã (19), pelo menos outras três candidaturas devem ser oficializadas, dos deputados Paulo Dantas (MDB), Davi Maia (União Brasil) e Antônio Albuquerque (Republicanos).

O pleito está marcado para o dia 2 de maio, quando os parlamentares irão eleger o sucessor de Renan Filho (MDB) para cumprir o mandato até o dia 31 de dezembro deste ano.

Segundo divulgado hoje pela assessoria de Comunicação da Casa de Tavares Bastos, a primeira candidatura protocolada para eleição indireta para o governo de Alagoas é do bombeiro militar Luciano Valdomiro Silva Fontes, de 43 anos, natural de Arapiraca.

O militar foi candidato a deputado federal, pelo PSL, em 2018, obtendo 9.949 votos.

Parlamentares candidatos

Paulo Dantas, candidato apoiado pelo presidente da ALE, deputado Marcelo Victor (MDB), e pelo ex-governador, anunciou que o registro da candidatura será protocolado às 10h desta terça-feira, na Casa de Tavares Bastos. 

Davi Maia também confirmou para amanhã o registro e convidou a imprensa para um bate-papo, ao final da sessão ordinária, no qual irá apresentar as diretrizes do seu plano de governo.

“Logicamente, sei que a missão de vencer uma eleição indireta, como líder da oposição e participante do grupo da minoria na ALE, é uma missão praticamente impossível no atual contexto político e partidário dominante em Alagoas. Contudo, a política verdadeira não se faz apenas de vitórias eleitorais. Nas campanhas eleitorais, o contraponto, a discussão democrática e a apresentação de ideias são essenciais para manter a chama da democracia acesa e pulsante”, afirmou Davi Maia, por meio de sua assessoria de Comunicação.

Em entrevista ao blog, no começo deste mês, assim como Davi Maia, Cabo Bebeto também deixou claro que é praticamente nula a possibilidade de ser eleito governador tampão, mas afirmou que, embora tenha uma boa relação com o favorito Paulo Dantas, não teria como votar nele, devido a ligação do colega com Renan Filho e com o ex-presidente Lula (PT).

Dos quatro deputados que irão se candidatar ao cargo de governador tampão, pelo menos dois deles, Antonio Albuquerque e Paulo Dantas, são também pré-candidatos ao governo do estado no pleito de outubro deste ano.
Ao final do prazo, as inscrições serão publicadas no Diário Oficial da ALE e, a partir da publicação, há um prazo de 48 horas para possíveis pedidos de impugnação, cabendo à Mesa Diretora analisar e decidir pelo deferimento ou não.
A assessoria de Comunicação do Parlamento informou, ainda, que até o momento não há registro de candidaturas a vice-governador tampão, que será escolhido em votação separada.

Por: Cada Minuto / Vanessa Alencar