Com investimentos, obras e programas realizados em eixos estratégicos, Governo do Estado abriu novos caminhos para o desenvolvimento e melhorou qualidade de vida da população alagoana.


O Governo do Estado se despede de 2021 com a certeza de que, mais uma vez, Alagoas avançou. Mesmo diante de um segundo ano consecutivo de enfrentamento à pandemia da Covid-19, o Estado cresceu e se consolidou como exemplo para todo o país em diversas áreas. Com planejamento, investimentos e execução de obras, programas e serviços em eixos estratégicos – em especial Educação, Saúde, Infraestrutura, Segurança Pública, Assistência Social e Desenvolvimento Econômico –, o Estado salvou o máximo de vidas ao passo que se fortaleceu ainda mais. Hoje, Alagoas é um lugar melhor – melhor para morar, melhor para visitar, melhor para viver.

Com as contas ajustadas e a recuperação do PIB situada entre as maiores do Brasil, a segunda menor unidade da federação deu largos saltos numa série de indicadores do desenvolvimento.

Para começar, o Governo do Estado literalmente abriu e preparou o caminho do crescimento com programas que construíram, recuperaram e duplicaram as rotas da malha viária estadual, atualmente considerada a segunda melhor do país. Graças ao Pró-Estrada e ao Alagoas de Ponta a Ponta, o fluxo para o turismo e o escoamento da produção agrícola, comercial e industrial entre as regiões foram beneficiados em todo território alagoano.

O investimento em infraestrutura – incluindo a repaginação urbanística promovida pelo programa Minha Cidade Linda em dezenas de municípios – teve como resultado a instalação de indústrias e, consequentemente, a geração de novos empregos, além de proporcionar mais qualidade de vida para a nossa gente.

 

Viver, passear e trabalhar em Alagoas também ficou muito mais seguro. A abertura de 34 Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs) somada aos investimentos em viaturas, armamentos, salas de inteligência e valorização profissional dos agentes de segurança fizeram o estado registrar um dos maiores avanços no país, com os menores índices criminais dos últimos dez anos no primeiro semestre de 2021, incluindo uma histórica redução no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI).

Mais hospitais, educação de qualidade e amparo à primeira infância

O cuidado especial com a educação, o ensino e a aprendizagem dos alagoanos foi outro norte da gestão governamental em 2021. Com aplicação de recursos que chegam a R$ 1 bilhão, o Governo de Alagoas reformou dezenas de escolas, aprimorou diretrizes pedagógicas (Escola 10), valorizou profissionais (novo Plano de Cargos e Salários), melhorou o transporte escolar, qualificou a merenda e premiou alunos assíduos (Cartão Escola 10). Noutro verdadeiro salto qualitativo – atestado pelo expressivo avanço de posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) –, a rede estadual vive atualmente um dos melhores momentos da história.

A saúde da população alagoana também foi prioridade. Num movimento inédito, o Governo do Estado promoveu o maior conjunto de investimentos em saúde pública da história de Alagoas. Somente em 2021, foram inaugurados o Hospital Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia e três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo duas em Maceió e outra em Arapiraca.

Outros três hospitais seguem em construção: Hospital do Coração e Hospital do Idoso, em Maceió, e o Hospital Regional do Médio Sertão, em Palmeira dos Índios. O conjunto se soma a outros quatro hospitais (Hospital da Mulher, Hospital Metropolitano, Hospital Regional do Norte e Hospital Regional da Mata) e três UPAs em Maceió já construídas na gestão do governador Renan Filho.

Salvar vidas: o lema de 2020 se manteve em 2021. Ao solidarizar com os afetados pela tragédia do novo coronavírus e congratular servidores e profissionais da linha de frente – em especial os trabalhadores da Saúde –, o Governo de Alagoas agradece a todos que contribuíram para evitar a perda de mais vidas e prejuízos ainda maiores. Diante do maior desafio da história recente da humanidade, os alagoanos deram o melhor dos exemplos e receberam o direito a um futuro melhor.

E por falar em futuro, nada mais assertivo que mirar o presente das crianças. Com a expansão do Programa CRIA – Criança Alagoana, o Governo de Alagoas criou o maior programa de transferência de renda do Brasil em âmbito estadual: o Cartão CRIA. A partir do repasse mensal de R$ 100, a iniciativa busca atender 180 mil famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza e assim fortalecer os cuidados com a primeira infância para devolver a esperança de um amanhã melhor e mais promissor para todos.