Maurílio passou mal na madrugada de quarta (15/12) durante a gravação de um DVD na capital goiana e precisou ser internado às pressas.


O Hospital Jardim América divulgou, no início da tarde desta quinta-feira (16/12), boletim sobre o estado de saúde do cantor Maurílio Delmont Ribeiro, de 28 anos, da dupla com Luiza. De acordo com a unidade de saúde, o estado de saúde o paciente segue grave. As informações são do Metrópoles.

Maurílio passou mal na madrugada de quarta (15/12) durante a gravação de um DVD na capital goiana e precisou ser internado às pressas. Ele sofreu várias paradas cardiorrespiratórias. Desde então, segue em uma unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Jardim América.

De acordo com a unidade de saúde, Maurílio segue aos cuidados de uma equipe multidisciplinar com diversos especialistas. “Por se tratar de um quadro dinâmico, serão realizados novos exames ao longo do dia para ajuste do planejamento terapêutico”, informa o hospital.

Quadro renal - Entre a noite de quarta-feira (15/12) e a madrugada desta quinta, o artista apresentou melhoras na oxigenação, mas está com os rins comprometidos. A informação foi confirmada ao Metrópoles pelo médico intensivista Wandervan Azevedo, da Workshow, escritório que gerencia a carreira de Luiza e Maurílio. De acordo com ele, a oxigenação do cantor está boa, mas os rins inspiram cuidados. “Talvez seja necessário fazer hemodiálise”, disse ele, que acompanha o caso de perto.

De acordo com o empresário de Maurílio, Toninho Duetos, que acompanha o caso de perto, a informação é que o quadro do artista teve uma melhora nos índices de saturação, que é a quantidade de oxigênio que circula no sangue. Ele precisou ser intubado durante a madrugada pra garantir essa oxigenação dos órgãos através do ventilador mecânico, também chamado de respirador.

 

Rins parados - Apesar da melhora da oxigenação, Maurílio estaria com os rins comprometidos por causa da grande quantidade de medicação que está utilizando. O médico Wandervan Azevedo informou na última quarta (15/12), que estão sendo aplicados medicamentos para combater a trombose pulmonar.

“Os rins que estão parados porque usaram muitas drogas para manter ele vivo. Os rins estão parados ainda, por isso não pode trocar ele de hospital ainda. Vai esperar ele dar uma fortalecida maior”, explicou o empresário.

Quadro complicado - Ainda na quarta, o médico intensivista Wandervan Azevedo, da Workshow, escritório que cuida da carreira da dupla, disse que o caso é gravíssimo e que o paciente não tem condições de ser movimentado e transferido para outro hospital.

“Se mudar ele de cama, pode desestabilizar”, afirmou Azevedo.

O médico acompanha Maurilio há anos e disse que ele é muito cuidadoso com a saúde. O cantor sofreu um acidente há cerca de cinco anos e teve traumas. Durante vários anos ele teria tomado remédios para evitar trombos, risco herdado do acidente. Atualmente, ele não estaria tomando esses medicamentos. Em abril de 2020, Maurilio e a esposa tiveram Covid-19, mas tiveram apenas sintomas leves e se recuperaram.

“Ele era muito preocupado com a trombose na Covid. Foi um dos primeiros pacientes de Covid que a gente tratou”, afirmou o médico.

Atendimento adequado - Wandervan afirmou ainda que o rápido socorro médico do cantor foi fundamental para a sua sobrevivência. Ele foi levado para o hospital mais próximo do local onde passou mal. De acordo com o intensivista, 25% dos pacientes com trombose morrem de forma súbita.

“Ele já foi chegando no pronto-socorro e evoluiu para parada. Com certeza, a proximidade e o tempo colaboraram demais para ele estar vivo até agora”.

A trombose é um coágulo que interrompe as artérias e é considerada uma doença muito grave, segundo o médico. Maurílio passa agora por um tratamento com uso de medicamentos como o trombolítico, que atua na dissolução dos coágulos.

Entenda - Na noite da última terça-feira (14/12), Maurílio, da dupla com Luiza, passou mal durante sua participação no DVD “Não é o Fim do Mundo”, de Zé Felipe e Miguel. Quando estava se despedindo dos fãs, ele teve um mal súbito e precisou ser internado às pressas.

Maurílio Delmont Ribeiro nasceu no dia 15 de fevereiro de 1993, tem 28 anos e é natural de Imperatriz, no Maranhão. Além de cantor, ele é compositor, produtor e arranjador. O maior sucesso da carreira é “Sextou com S de Saudade”.

Maurílio e Luiza se conheceram em 2017, quando a cantora foi passar férias em Imperatriz, no Maranhão. No mesmo ano, eles começaram a cantar juntos, quando ela o convidou para subir ao palco durante o aniversário de uma amiga. Inspirada por Marília Mendonça, a cantora convidou o parceiro para gravar um videoclipe. Com a repercussão da produção, foi grande o apelo para que a dupla se formasse.