Iniciativa oferecerá curso de assistente administrativo e operador de supermercado.

Mais oportunidade de aprendizado e qualificação no município de Delmiro Gouveia. Assim começou o projeto Recomeçar – Oficina de Jovens Aprendizes, uma iniciativa do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) que tem o objetivo de inserir adolescentes em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. A concretização desta iniciativa está ocorrendo graças a em parceria do órgão ministerial com o Senac Alagoas e a prefeitura de Delmiro. Desta vez, 50 meninos e meninas serão capacitados:

A cerimônia que marcou o início do curso de informática aconteceu no ginásio da Escola Maria Dulce Cavalcante e foi prestigiada por membros do Ministério Público, pelos alunos e por autoridades municipais e representantes do Senac. O subprocurador-geral administrativo institucional, Valter Acioly, afirmou ter grande admiração pelo projeto e disse que a instituição se orgulha muito desse trabalho que visa dar novas oportunidades para jovens que vivem em condição de risco social: “O MP de Alagoas tem promotores de Justiça vocacionados e que vão além do trabalho desenvolvido em seus gabinetes. Isso nos enche de orgulho. Essa articulação com o poder público e a classe empresarial é importante para que iniciativas como essa possam transformar a vida de muitas pessoas, e é justamente isso que o projeto Recomeçar faz. Portanto, hoje é um dia de grande alegria para nós e enche os nossos corações de esperança”, disse ele.

“Lembrem-se que cuidar da profissionalização é muito importante para a devida inserção no mercado de trabalho. As vagas existem, basta que vocês se qualifiquem. Delmiro tem crescido cada vez mais, o turismo vem sendo expandido e, hoje em dia, nenhuma ocupação acontece sem que o cidadão tenha o mínimo de capacitação”, destacou Valter Acioly.

Nesta nova etapa estão sendo ofertadas duas turmas, cada uma com 25 alunos, para os cursos de assistente administrativo e operador de caixa. O coordenador do projeto em Delmiro Gouveia, promotor de Justiça Guilherme Diamantaras, incentivou os alunos a darem o seu melhor: “O papel do Ministério Público é ajudar a promover e distribuir justiça, então, neste momento, nós nos sentimos felizes por estarmos fazendo a nossa parte e, a partir de agora, é com vocês. Dediquem-se para que possam fazer a diferença onde estiverem. E contem sempre conosco, estamos aqui para ajudá-los a viver sob o manto da dignidade humana”, declarou.

Idealizador do projeto comemora o avanço do Recomeçar

O Recomeçar foi idealizado pelos promotores de Justiça Maurício Wanderley e Viviane Karla Farias, respectivamente titular e substituta da 7ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, que tem atribuição para atuar na proteção da infância e juventude.

Ao comentar o crescimento do projeto, Maurício Wanderley reforçou a importância da dedicação de cada um dos alunos. “Vivemos numa sociedade que clama por justiça, dignidade e liberdade. E, por exemplo, essa liberdade está sendo propiciada por meio do trabalho para essa juventude. Acredito no trabalho como valor, como fator de emancipação, como vetor de mobilidade social. Por isso, minha esperança é que esses jovens aproveitem essa chance para se qualificar e se manter no emprego”, afirmou ele.