Site UOL lançou uma matéria onde dizia que 97 doses foram aplicadas de forma vencida em delmirenses. 


A Prefeitura de Delmiro Gouveia emitiu uma nota esclarecendo a matéria do Site UOL que informava que diversas cidades do Brasil, entre elas, Delmiro Gouveia teria aplicado doses da vacina AstraZeneca vencidas. Nos dados lançados pelo site, mostrava que 97 pessoas teriam recebido a dose fora da validade, o que segundo a nota da Prefeitura não procede. 

Confira:

Conasems informa e reafirma que os municípios brasileiros não aplicam vacinas com prazo de validade expirado. Embora o MS tenha envidado esforços contínuos para aprimorar o sistema de informação adotado para registro das doses aplicadas, ainda temos fragilidades que necessitam ser superadas.  Temos insistido e cobrado sobre a fragilidade dos sistemas de informações do Ministério da Saúde, precariedade dos mesmos e a ineficiência para tomada de decisão. Os profissionais destacados pelos municípios para aplicação das vacinas, adotam as boas práticas de vacinação, que entre vários itens observados, os lotes são devidamente verificados quanto ao prazo de validade e existe triagem rigorosa nesse processo.

 

Em relação a matéria sobre aplicação de vacinas com prazo de validade expirado em mais de 40 municípios Alagoanos esclarecemos o seguinte.

 

No início da vacinação nos meses de janeiro e fevereiro o sistema de informações do PNI apresentava muita instabilidade, o que não permitia alimentação célere das doses aplicadas, com consequente atraso na digitação.

 

Além disso o tempo da digitação é muito maior que o tempo da vacinação, não é possível informar os dados em tempo real.

Data da digitação dos dados do vacinado não necessariamente corresponde ao dia efetivo de vacinação. Essa diferença chegou a 60 dias de diferença naquele momento.

Em locais de vacinação organizados para aumentar o acesso da população à vacina como drive thru, centros de vacinação, vacinação extramuros em algumas instituições (ILPI, penitenciárias, entre outros), os dados são inseridos no sistema de informação a posteriori.

 

Destacamos que o Brasil é um dos poucos países do mundo que tem registro individualizado e amplamente divulgado, nao é diferente em nosso eatado de Alagoas, com mais de 100 milhões de registros de doses aplicadas com várias variaveis individualizadas no sistema de informação adotado, mesmo com todos os problemas de conectividade e plataformas que temos.

 

Lembramos ainda que o número de doses de vacina para covid-19 adquiridas e distribuídas pelo MS, sempre foi muito aquém da necessidade para cumprirmos com o PNO, ou seja, na realidade assim que chegaram nos municípios foram imediatamente aplicadas, não havendo a possibilidade de expirar seu prazo de validade.

 

Portanto,

Os municípios Alagoanos e  brasileiros priorizam o ato de vacinar e proteger a população e seguem firme no propósito de defesa do Sistema Único de Saúde – SUS.