Dados são da Secretaria de Saúde do Estado e foram divulgados pelo Instituto de Geografia e Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFAL.


Cinco cidades do Alto Sertão de Alagoas aparecem como menores índices da Covid-19, realizado em uma pesquisa feita pelo Instituto de Geografia e Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Segundo a pesquisa no que se refere à parcela a população que contraiu a Covid-19 em grupos de 10 mil habitantes, a pesquisa revela que os municípios de Água Branca, Olho d’Água do Casado, Inhapi, Senador Rui Palmeira, Canapi e Mata Grande, são os que detêm as menores taxas, entre 1,5% a 3,0%.

Já os municípios que possuem uma maior parcela da população que se contagiou, foram: Marechal Deodoro, Pilar, Arapiraca, Santana do Ipanema e Palestina, com taxas que variam de 8,6% a 13%.

Redução de casos em Alagoas

De acordo com o Instituto, 73% dos municípios se situam nos graus de criticidade baixíssima, muito baixa, baixa e moderadamente baixa. Ou seja, 74 dos 102 municípios do Estado registraram crescimento em até três das últimas oito semanas.

Outro indicador que atesta a tendência de queda é a quantidade de municípios que apresentaram redução nos registros de casos; passando de 40 municípios há três semanas para 65 na última semana.

Óbitos

O monitoramento realizado pelos pesquisadores revela o registro de 67 municípios alagoanos que não registraram nenhuma morte por Covid-19 na semana passada. Já a capital alagoana lidera o número de óbitos com 45 mortes em sete dias.

Os apontam ainda que, dos 102 municípios, 65 estão com casos em redução, 17 em estabilidade e 20 em crescimento.