Ambos morreram no mesmo dia, um de infarto e o outro de Covid. O idoso que foi trocado de família e enterrado em Delmiro Gouveia é natural de Olho d’Água das Flores. 


Dois idosos com nomes iguais foram ‘trocados’ de familiares neste domingo, 11, após ser confirmada a morte de ambos na Unidade de Emergência do Agreste em Arapiraca. Uma das vítimas acabou sendo velada e sepultada pelos familiares errados em Delmiro Gouveia no Sertão de Alagoas. A exumação do corpo está prevista para ocorrer hoje, 13, para que possa ser sepultado pela família verdadeira.

Segundo apurou o italotimoteo.com.br, o caso ocorreu na Unidade do Agreste do Estado (UEA) – Hospital Daniel Houly em Arapiraca. Emanoel Ferreira Lima de 77 anos natural de Delmiro Gouveia morreu vítima de infarto e não de Covid-19, e Manoel Ferreira Damasceno de 98 anos e natural de Olho d’Água das Flores foi vítima do novo coronavírus. Ambos foram colocados no necrotério e quando a família delmirense foi retirar o corpo, reconheceu que o de Olho d’Água das Flores seria o do idoso de Delmiro Gouveia, pois a fotografia colocada junto ao saco que isola o corpo era do idoso que residia no Bairro Novo.

A família fez o velório e chegou a sepultar o corpo do que eles achavam ser do idoso ao lado do da sua esposa em uma catacumba no cemitério novo em Delmiro Gouveia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO 

Os familiares já estavam tentando buscar o conforto, quando no final da tarde desta segunda-feira, 12, foram surpreendidos com a presença da direção do Hospital e de outros profissionais que informaram que houve um equívoco na liberação dos corpos.

“Quando eles informaram sobre a situação, eu me sentir mais aliviada, pois achava que o meu avô estava vivo, mas aí logo veio a notícia que ele também estava morto, só que ainda no necrotério do Hospital.” Contou a neta do idoso, que não quis se identificar.

Ainda segundo apurou a reportagem do italotimoteo.com.br, o caso só foi descoberto porque os familiares de Olho d’Água das Flores perceberam que a fotografia colocada no saco não era a mesma e aí foi percebido a mudança de dados com os cadáveres.

A reportagem conversou com o filho do idoso de Olho d’Água das Flores, ele também disse que não queria se identificar. “Lamento muito pelo ocorrido, eu estou isolado, porque também fui infectado, agora esperamos que os responsáveis sejam punidos e que nossa família tenha o corpo do nosso ente devolvido o mais rápido possível.” Declarou.

A direção contou aos familiares de Delmiro Gouveia, que ainda nesta terça-feira, 13, o corpo será exumado depois que o Juiz da Comarca Local autorizar, eles ainda informaram que todos os custos serão arcados pelo Hospital e que a família terá toda a assistência necessária.

A Assessoria de Comunicação emitiu uma nota após solicitada e disse:

“Nunca ocorreu esse tipo de episódio no hospital. O HE do Agreste foi o primeiro hospital em Alagoas a criar o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), para garantir um atendimento cada vez mais humanizado aos usuários da unidade pública de saúde.

Nesse caso específico, o outro paciente tinha era homônimo, ou seja, ambos tinham os mesmos nomes.

A enfermeira de plantão, por um equívoco, colocou a ficha no outro paciente e ocorreu a troca.

A direção do hospital já conversou com familiares dos pacientes, explicou o motivo da troca e abriu um procedimento administrativo interno.”


Acompanhe mais sobre o caso em nosso Instagram @italotimoteo.com.br