Candidatura era a única talvez de peso para enfrentar o gestor, prefeito ainda tem outro fator a seu favor que é a rachadura da oposição. 

A renúncia de Zé de Dorinha caiu como um banho de água fria em todos os seus aliados políticos que acreditavam na sua vitória, mesmo colocando o seu filho à disposição e afirmando que Marcelo de Dorinha é Zé de Dorinha, a reeleição de Zé Carlos em Água Branca está cada vez mais definida. 

Zé de Dorinha era o único candidato de peso para brigar com o atual gestor, embora o ‘prefeito matuto’ (apelido atribuído a oposição), tem feito o seu governo calado e trabalhado em pró daqueles que mais precisam. Outro fator que favorece o atual prefeito é o racha da oposição, além do Dorinhas, disputam a Prefeitura Adriana Zuza e Paulo Campos, grupos esses que já foram unidos com o de Zé de Dorinha e de sua esposa Albani Sandes, mas que hoje caminham de forma independente. 

Zé Carlos por outro lado uniu-se com Ricardo Lima, o jovem advogado era tido como um novo modelo de gestor, mas foi convencido a buscar a reeleição do atual prefeito. 

Além da facilidade, o pleito em Água Branca tem sido um dos mais tranquilos que a cidade já vivenciou, acostumada a ver casos de violências, o clima está pacato desde o início da campanha.