Proprietários terão que se adaptar as novas regras e estabelecer medição de temperaturas, disponibilizar álcool em gel e saquinhos para guardar as máscaras.


O governador do Estado de Alagoas, divulgou que Delmiro Gouveia e outras cidades do interior adentraram na fase amarela, diante do novo cenário que o estado vivencia com a pandemia do novo coronavírus. Na coletiva, Renan Filho reforçou o apelo para população alagoana utilizar máscaras e respeitar distanciamento social.

Com o novo decreto, que passa a valer a partir desta terça-feira, 25, os proprietários de bares e restaurantes poderão funcionar, porém terão que fazer várias adaptações como medidor de temperatura, disponibilizar álcool em gel em todas as mesas, além de disponibilizar sacos plásticos, para que o cliente possa guardar a máscara.

A fase amarela também estabelece o funcionamento de shoppings centers, galerias, centros comerciais e congêneres com 50% da capacidade; transportes intermunicipais e turísticos também com 50% da capacidade; templos e igrejas com ampliação para 60% do público; e lojas e estabelecimentos de rua acima de 400 m².

“Obviamente há uma clara involução do número de óbitos, principalmente na capital, o que nos permite dar novos passos”, ressaltou o governador. “Mas vamos continuar pedindo a colaboração do cidadão. O nosso sentimento é que a gente precisa manter as medidas de distanciamento social, continuar lavando as mãos e usar máscara ao sair de casa”, reforçou Renan Filho.

Ao lado do vice-governador Luciano Barbosa, do chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, e do secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, o governador destacou o fato de a capital ter registrado apenas um óbito ao longo da última semana epidemiológica e de a taxa de ocupação geral de leitos estar abaixo de 40%.

“Esse gráfico apresenta a evolução da Covid-19 com redução significativa de mortes e do uso da capacidade hospitalar instalada, mas o estado segue com prudência para evitar que surjam novos surtos”, esclareceu o governador, ao reiterar outro papel fundamental da população: “O cidadão pode ajudar o Estado a fiscalizar. Pode denunciar e pode cobrar do seu interlocutor o uso de máscara”.

“O cidadão é o protagonista desse desafio”, complementou o secretário Alexandre Ayres. “A gente vai seguir vigilante e firme até que surja uma vacina ou um remédio”, assegurou.

No caso de Maceió, a fase azul permite que bares, restaurantes, templos, igrejas e instituições religiosas em geral aumentem seu público para 75% do aforo total. Já as academias, clubes e centros de ginástica continuam operando com 50% da capacidade na capital alagoana. O transporte intermunicipal permanece com os atuais 50% de funcionamento da frota.

E atenção: todos os setores autorizados a funcionar devem obedecer às medidas previstas no Protocolo Sanitário do Estado.

Escolas e eventos culturais

Durante a coletiva, o governador também falou sobre o retorno das aulas presenciais no sistema educacional. “Nós vamos aproveitar esse período até o final do mês de agosto para avançar nos estudos da educação. Primeiro, fazer uma compilação nacional das melhores experiências e das melhores práticas. Segundo, discutir com a comunidade educacional – o Estado vai ouvir professores, alunos e famílias para identificar o sentimento médio em relação ao retorno e, quem sabe, fazer uma gradativa abertura dos segmentos da educação”, considerou.

Teatros, cinemas e museus também seguem fechados, mas o Governo do Estado vai iniciar um amplo diálogo com todos os segmentos culturais para estudar uma volta gradual dos eventos. “A Secretaria de Saúde entende que o segmento deve ainda aguardar um pouco mais para que a gente observe o comportamento da pandemia nos próximos dias. Fazer evento privado neste momento não é recomendável – não só em Alagoas, mas no Brasil inteiro os eventos privados estão suspensos”, apontou Renan Filho.