Homem esteve internado há 15 dias no Hospital Geral do Estado (HGE) de Alagoas e deu entrada na unidade de saúde de Delmiro Gouveia, nesta quarta-feira, 6.


Um idoso natural da cidade de Inhapi e que deu entrada na tarde desta quarta-feira, 6, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24h) de Delmiro Gouveia testou positivo para Covid-19, através de dois testes rápidos.


Segundo apurou a reportagem do italotimoteo.com.br, o idoso esteve internado no Hospital Geral do Estado (HGE) e teve alta há 15 dias. “Ele estava em casa e começou a sentir falta de ar, tosse seca e febre que são semelhantes ao do Covid-19, acionamos o posto de saúde que realizou um teste rápido e deu positivo, em seguida o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) transferiu para a UPA de Demiro Gouveia.” Relatou uma testemunha.

Na UPA, o idoso realizou mais um teste rápido e testou positivo. Os profissionais da saúde agora aguardam uma vaga para transferi-lo para o Hospital de Coruripe.

As transferências de pessoas de outras cidades para a UPA de Delmiro Gouveia, é devido a referência do município que é classificado como a 10° da região, a unidade obtém 7 leitos para tratar pessoas com covid-19.

Nota da secretaria de saúde de Delmiro:

A Secretaria Municipal de Saúde de Delmiro Gouveia, traz à público, os esclarecimentos sobre o paciente de 86 anos, sexo masculino, que deu entrada na tarde de hoje, 06 de maio, na Unidade de Pronto Atendimento - UPA de Delmiro Gouveia.

O paciente, residente no município de Inhapi, foi atendido na rede de atenção básica daquela localidade apresentando tosse e cansaço. Como exige o protocolo da Organização Mundial de Saúde, foi realizado o teste rápido para COVID-19 o qual resultou positivo.

A UPA de Delmiro Gouveia é a unidade de referência para os municípios do Alto Sertão de Alagoas e possui, conforme distribuição do Governo de Alagoas, leitos intermediários para os cuidados necessários da população em caso de contaminação.

O paciente foi recebido pela equipe de saúde da unidade, estabilizado e foi repetido o teste rápido que também trouxe resultado positivo.

Neste momento, ele encontra-se em área isolada, sem oferecer riscos aos outros usuários que precisam dos serviços de saúde da unidade.

O estado de saúde do paciente é estável e está sendo aguardado a sua transferência para as unidades destinadas pelo Governo de Alagoas para o tratamento de pacientes contaminados pelo COVID-19.

Neste momento, a Secretaria Municipal de Saúde de Delmiro Gouveia ressalta para que sejam seguidos todos as medidas de segurança estabelecidas pelos decretos estadual e municipal para o combate ao novo coronavírus. Ao sair de casa, use máscaras e sempre que possível faça a higienização das mãos. Evite o contato social e aglomerações.

Esta é uma batalha que venceremos juntos.