Após a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhecer o Coronavírus - responsável pelo surgimento galopante de casos de Covid-19 - como Pandemia, o mundo inteiro permanece em estado de alerta para combater o mal que assusta e está se espalhando de forma rápida e mortal.


Preocupado com a saúde do povo de Canapi, o Prefeito Vinícius Lima baixou DECRETO DE MEDIDAS TEMPORÁRIAS como forma de prevenção e combate ao contágio pelo Coronavirus junto à população de Canapi.

O Decreto, publicado em 20 de Março, trata especificamente de medidas cautelares para que a população não seja privada de todos os serviços oferecidos pelo município, mas com o controle e a cautela que a gravidade da situação exige.
Entre elas, está a suspensão das aulas nas Escolas da Rede Municipal em princípio por 15 dias, evitando aglomerações e levando os estudantes e funcionários da Educação para a segurança de suas casas como ação protetiva. A ação, que pode ser prorrogada por força das circunstâncias, não prejudicará o ano letivo, com as aulas sendo repostas tão logo haja segurança para tal.

Está sendo preparado um documento pelo Prefeito Vinícius Lima junto ao Departamento Jurídico da Prefeitura e da CPL para a aquisição legal e em caráter de emergência de cestas básicas e itens indispensáveis de higiene para ajudar as famílias mais carentes do município neste momento de isolamento social.

A Secretaria de Saúde manterá os atendimentos, porém de forma menos acelerada, recebendo somente os casos de maior emergência. Serão mantidos os atendimentos às gestantes e puérperas, dada a importância da assistência às mulheres e seus filhos.

O Prefeito Vinícius também estabeleceu a criação de um Grupo Técnico Municipal para atuar no combate ao Covid-19. Entre outras providencias, este Grupo está trabalhando para viabilizar testes e exames laboratoriais para diagnóstico mais rápido caso surjam pessoas que apresentem os sintomas da Covid-19 para que os procedimentos indicados pela legislação sejam mais rápidos e eficazes.

O Prefeito Vinícius também suspendeu férias e licenças previstas para os profissionais da Saúde, para que a população possa contar com todo o efetivo disponível para este combate. As consultas agendadas nas UBS ficam suspensas, sendo mantidos os atendimentos de urgências e emergências. A medida prevê a diminuição do número de pessoas nas Unidades de Saúde, minimizando as aglomerações que podem desencadear o surgimento de casos de Covid-19 nos pacientes e nos servidores, o que precisa e deve ser evitado, custe o que custar.

O CRAS também suspende os serviços, permanecendo apenas os que são considerados essenciais e as demais Secretarias estarão trabalhando em caráter interno, atendendo somente em caráter de urgência. A Feira Livre será mantida, porém somente para a comercialização de alimentos. Roupas e outros afins estarão suspensos.
Diante do que foi decretado pelo Prefeito Vinícius Lima, espera-se que a população seja PARCEIRA, como sempre tem sido, e faça a sua parte:

FICAR EM CASA EM ISOLAMENTO SOCIAL.
LAVAR AS MÃOS COM FREQUÊNCIA COM ÁGUA E SABÃO E FAZER USO DE ÁLCOOL EM GEL.
MANTER-SE ATENTA AO SURGIMENTO DE QUALQUER SINTOMA QUE SEJA ASSOCIADO À POSSÍVEL CONTAMINAÇÃO PELO COVID-19.
PROCURAR ORIENTAÇÃO MÉDICA IMEDIATA.
MANTER CRIANÇAS E IDOSOS EM ISOLAMENTO.

Se cada um fizer o que deve, em breve todos nós estaremos livres do Coronavírus e suas complicações e, aos poucos, voltaremos à normalidade para continuarmos construindo juntos este Novo Tempo com Saúde e com a Alegria que caracteriza o povo de Canapi.

O Serviço de Comunicação da Prefeitura estará em constante plantão para informar à sociedade canapiense sobre o andamento da situação.
Até lá, TODOS EM CASA!