Trata-se de uma mulher de 23 anos, que já está sendo monitorada pela equipe de Vigilância Sanitária Municipal.



A Secretaria Municipal de Saúde informa que uma pessoa está em fase de investigação para o novo Coronavírus (Covid-19) em Paulo Afonso. Trata-se de uma mulher de 23 anos, que já está sendo monitorada pela equipe de Vigilância Sanitária Municipal.

A paciente relatou histórico de contato com uma pessoa que esteve na Itália, país com transmissão local do Covid-19. Diante do quadro apresentado, a Secretaria Municipal de Saúde manteve a mesma na ala de isolamento preparada no Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA), localizado no BTN.

Equipe do Laboratório Central (Lacen), de Paulo Afonso, já coletou material para o exame de detecção da doença e encaminhou para Salvador, onde emitirá resultado nas próximas 48 horas. A paciente e sua família foram orientadas a quarentena domiciliar, que deverá ser de 16 dias, como prevê as medidas da Organização Mundial de Saúde (OMS), e ficarão sendo monitoradas pela vigilância e a Atenção Básica.

Entre as medidas previstas no plano de contingência da SMS está a suspensão, durante cinco dias, das cirurgias eletivas, aquelas que não necessitam de urgência, tanto no HMPA como no HNAS. A ação deverá ser realizada a partir desta segunda-feira (16). Neste período, nas unidades hospitalares, estarão em atendimento as situações de urgência e emergência.
Para as pessoas que apresentarem algum sintoma da doença, como tosse, febre alta e falta de ar, ou as assintomáticas que tiveram contato com alguma pessoa infectada pelo vírus, deverão procurar os postos de saúde da Atenção Básica, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 17h. Nos fins de semana, deverão se dirigir ao Centro de Especialidades Médicas, que estarão em regime especial de atendimento, tanto do Centro, localizado em frente a Bobs, como no BTN, das 8h às 17h.

Nos horários em que não tenham atendimento nem nos postos nem nos Centros de Especialidades, a população deverá procurar o HNAS, no Centro, ou HMPA, no BTN.

Fonte: PA4.com.br