Governador Renan Filho visitou o Hospital da Mulher nesta terça-feira (29), quando conversou com pacientes e funcionários de vários setores.


O governador Renan Filho visitou, na manhã desta terça-feira (29), o Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, no bairro do Poço, em Maceió. Um mês após abrir as portas, a unidade realizou 123 partos, sendo 70 normais e 53 cesáreos. Foram feitas, ainda, 196 consultas pelo Sistema de Regulação (SisReg) e 33 atendimentos na Área Lilás, destinada às vítimas de violência sexual. No total, 378 pacientes passaram pela classificação de risco. 

Renan Filho conversou com funcionários e pacientes. Ele visitou vários setores, a exemplo da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI neonatal) e de Enfermagem Obstétrica. O governador afirmou que o Hospital da Mulher foi uma grande conquista para Alagoas.

“Nós montamos uma excelente equipe, fizemos uma obra decente do ponto de vista da saúde, da humanização e da racionalidade do uso dos recursos públicos. São esses investimentos que vão mudar a cara de Alagoas”, declarou.

Inaugurado em 29 de setembro deste ano, o Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira é o primeiro de Alagoas concebido para cuidar da saúde feminina. Foram investidos, em recursos próprios, R$ 30,8 milhões na construção e cerca de R$ 8 milhões na aquisição dos equipamentos. 

A unidade tem 127 leitos e capacidade para mais de 200 partos. Trata-se do primeiro hospital público inaugurado na capital alagoana em quatro décadas. Jaciele Silva Guimarães, 19 anos, deu à luz à pequena Ágata na sexta-feira (25) e nesta terça recebeu alta médica.

“Foi tudo tranquilo. Fui muito bem recebida, desde o dia que cheguei aqui até hoje, quando recebi alta”, contou Jaciele, que mora no Tabuleiro do Martins.

“O Hospital está muito organizado. Que continue assim”, deseja Isabela Wanessa da Silva, 27, moradora do Clima Bom e que foi à unidade de saúde em busca de atendimento.

“A nova estrutura da saúde pública de Alagoas vai proporcionar, cada vez mais, um atendimento decente, célere e humano. O cidadão sai do Hospital da Mulher com o sentimento de que foi respeitado e muito bem atendido. É isso que estou percebendo aqui”, avaliou Renan Filho, após a visita.

UPA do Jacintinho

O governador anunciou, ainda, que na próxima sexta-feira (1º de novembro) inaugura a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho. A solenidade está marcada para as 10 horas.

“Nos próximos meses, vamos entregar o Hospital Metropolitano, em Maceió; o Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo; o Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares; e o Hospital Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia. Vamos, ainda, iniciar a construção do Hospital da Criança, na capital”, citou.