Atividade acontecerá ainda este mês, segundo presidente Marcos Araújo do instituto, o objetivo é mostrar à sociedade os riscos e bens que as serpentes trazem.

Presidente Marcos Araújo ao lado da secretária Jakcélia Tavares.

Após viralizar vídeos que o município de Mata Grande estava enfestada de cobras, o prefeito Erivaldo Mandu determinou providências junto à Secretaria de Saúde para que buscasse meios necessários para o combate e tranquilidade para a população que está assustada. Através disso, a secretária Jakcélia Tavares convidou o Instituto SOS Caatinga para passar esclarecimento sobre o fenômeno que está acontecendo.

O presidente Marcos Araújo do Instituto esclareceu que a população e a cidade se encontram em um meio de uma vegetação muito tensa, a onde essas serpentes vivem e por ser um local muito frio à noite, as cobras ficam alojadas em suas tocas e como o inverno praticamente já terminou, as serpentes saem principalmente no entardecer para se aquecer e também para se reproduzirem. Araújo ainda disse que período é propício para que essas serpentes possam fazer esse deslocamento.

A Prefeitura informou que ainda este mês, o Instituto SOS Caatinga em parceria com a Secretaria de Saúde irá realizar uma semana de capacitação para os agentes de saúde e população.

“O objetivo é orientar a população sobre os riscos e os bens que as serpentes trazem para a sociedade, iremos ensinar qual comportamento deve ser adotado para quando a sociedade se deparar com cobras. O intuito não é matar, mas sim deixar com que ela possa migra de um local para outro.” Destacou o presidente Marcos Araújo.

O presidente ainda esclareceu que se alguém for vítima de ataques tem até três horas para ser atendido, somente quem tem diabetes, hipertensão e pressão alta precisa de aparato médico o mais rápido possível.