Sessão reuniu membros da Associação Comercial e o Clube de Diretos Lojistas, o vereador Cacau Correia acabou pedindo vista. 


A sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira (22), teve como foco o debate sobre o Projeto de Lei do Executivo nº 002/ 2019, que prevê a autorização de doação de lote de propriedade do município para fins de incentivo à economia.

O vereador Carlos Roberto Cacau Correia foi o primeiro a se manifestar, explicando que a Associação Comercial e o Clube de Diretores Lojistas (CDL) enviaram documento à Casa falando sobre uma lei aprovada que diz que são necessários alguns requisitos para que a administração possa realizar a doação. "Foram feitas sugestões por essas entidades para o procedimento das futuras doações de terrenos. Diante dessas colocações e da lei existente, gostaria do pedido de vista desse projeto para que possa apreciar com mais tranquilidade", afirmou Cacau. O presidente Ezequiel concedeu três dias.

Na tribuna, o empresário Sávio Bezerra se pronunciou sobre o projeto. "Não somos contra que novos empresários venham a se instalar no município, até porque Delmiro precisa de novos empregos, mas as doações precisam ter alguns critérios", disse, alegando que o empreendimento que será instalado poderá encerrar muitas empresas delmirenses do ramo de construção, tendo em vista que é de um grande grupo.

O diretor do CDL e advogado Gerd Baggenstoss também falou sobre a proposição. "É importante novos investimentos, mas é preciso ter uma racionalidade", enfatizou. Os vereadores Francisco de Assis (Kinho) e Enoque Batista também falaram sobre o assunto. Kinho chamou a atenção para a área a ser doada, considerando muito grande, e Enoque ressaltou que é preciso analisar as questões sociais e os impactos que a instalação do empreendimento vai causar.

Pedro Paulo agradeceu a presença da Associação Comercial e do CDL e se colocou à disposição para o debate. "Esses órgãos são de grande relevância e tem a preocupação com o desenvolvimento local, então me coloco à disposição para o debate. O que mais Delmiro precisa é que venham novos investidores para gerar emprego e renda e a lei fala de incentivos. Vamos buscar as adequações para que possamos chegar a um ponto de equilíbrio". Pedro falou ainda sobre as ações da gestão municipal, afirmando que Delmiro está avançando. "Estamos vendo que as coisas estão melhorando e apesar do pouco recurso estão sendo feitos avanços importantes", disse.

Ao ouvir as colocações, o presidente Kel ressaltou que a Casa está aberta para as manifestações da população. "Estamos sempre de portas abertas para que que os cidadãos possam se manifestar e se sentirem à vontade nesta Casa", afirmou. Ainda estiveram presentes à reunião a vereadora Henriqueta Cardeal e os vereadores Marcos Costa, Geraldo Xavier e Raimundo Valter Benício (Casa Grande).