A proposição do Executivo foi votada por unanimidade e contou com a presença dos 11 parlamentares.


Na manhã desta quinta-feira (27), a Câmara Municipal de Delmiro Gouveia aprovou por unanimidade o Projeto de Lei que concede reajuste aos servidores da educação municipal. A proposição do Executivo foi votada em Sessão Extraordinária e contou com a presença dos 11 parlamentares.

Com a aprovação, fica reajustado o piso salarial do profissional da educação em 4,17%%, sendo implementado de forma gradativa - 2% na competência de junho; 1,17% em outubro e 1% em dezembro. Na sua justificativa, a gestão municipal ressalta a importância do projeto como política de valorização dos profissionais da área, além de contribuir para a elevação da qualidade social na educação do município.

O documento explicou ainda que o percentual foi acordado com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (SINTEAL), por meio de estudo do educador e especialista Milton Canuto. O presidente do Sinteal Núcleo Alto Sertão, Pedro Pereira, também esteve presente à sessão.

O presidente da Câmara, Ezequiel de Carvalho Costa (Kel), parabenizou a aprovação da matéria.  “Esse reajuste faz justiça a uma classe de funcionários muito valorosos para o município, pois são os responsáveis por formar o cidadão delmirense”, enalteceu o presidente.

O vereador Pedro Paulo fez questão de elogiar a Prefeitura por ter realizado o reajuste. “Essa aprovação atende a uma demanda da categoria, que aceitou o reajuste de 4,17% porque entendeu a realidade atual financeira do município e do nosso país. Estamos vivendo um momento de grande retrocesso no Brasil e não temos perspectiva de ter mudança nesse contexto a nível nacional, mas a gestão municipal deu uma demonstração de sensibilidade e que de fato tem compromisso com a nossa categoria. Sou professor e vemos uma postura diferenciada das gestões passadas”, afirma Pedro.

“Essa aprovação representa o sentido de unificação do poder Executivo e Legislativo, mostrando que temos interesse em melhorar a remuneração da categoria. Inclusive antecipei meu voto por entender a importância desse projeto para os servidores da Educação”, ressaltou o vereador Júnior Lisboa.

Ainda estiveram presentes à reunião os vereadores Francisco de Assis (Kinho), Marcos Costa, Geraldo Xavier, Enoque Batista, Casa Grande, Fabíola Marques, Henriqueta Cardeal e Cacau Correia.

Recesso

A Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia entrou em recesso no dia 13 de junho, quando aprovou o Projeto de Lei que estabelece as diretrizes para a elaboração do orçamento municipal de 2020 (LDO). O recesso, que vai até dia 31 de julho, é apenas para as sessões ordinárias no plenário, portanto, os setores e gabinetes da Casa funcionarão normalmente. "A parte administrativa da Câmara continua trabalhando", pontua o presidente Kel.