Durante a solenidade de encerramento do V Encontro Nacional de História do Sertão (ENHS), realizado na noite da sexta-feira (7), na Ufal Campus do Sertão, foi lançada a coleção do Jornal Correio da Pedra e o livro O Senhor da Pedra, do escritor Dilton Maynard.

A coleção de jornais circulou durante a 1° República entre 1918 e 1930, na Vila da Pedra em Delmiro Gouveia e foi reproduzida pelo Governo do Estado de 1922 a 1930. A coletânea, que é composta por quatro volumes, foi doada ao curso de História por meio do secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins, que participou da solenidade representando o Governador Renan Filho. Em seu discurso, o secretário reforçou o compromisso do Estado em apoiar projetos que incentivem a preservação da história.

“Essa coleção do Jornal Correio da Pedra preserva a memória de Delmiro Gouveia e tudo que está relacionado a esta região, sendo um grande projeto de conservação da história desta gente. O Governo do Estado sente-se orgulhoso em apoiar essa iniciativa, inclusive doando uma coletânea para o curso de História”, falou Ênio.

O escritor Dilton, que é professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), falou sobre a sua obra, que reflete como Delmiro Gouveia aparece em diferentes produções culturais. “Ao pesquisar essas produçõesvi que Delmiro aparece como uma resposta de que o Nordeste não está destinado ao fracasso, mas que progride”, explicou o professor.

Os dois convidados exaltaram o trabalho do professor e pesquisador Edvaldo Nascimento, agradecendo a ele o incentivo para as duas produções. Dilton reforçou que a publicação do Senhor da Pedra só foi possível devido à insistência de Edvaldo. “Para mim é uma honra estar aqui hoje lançando esse livro aqui, especialmente por estar com Edvaldo “, reforçou. Ênio explicou que a pesquisa para que a coleção do Jornal Correio da Pedra fosse realzada também contou com o trabalho de Nascimento e da professora Luitigarde Oliveira Cavalcanti Barros.

Em sua fala, Edvaldo agradeceu e enfatizou a importância do lançamento e da doação dos livros para o curso de História. “Estávamos devendo esse lançamento aqui em Delmiro Gouveia e não poderíamos escolher momento melhor do que este, aqui neste encontro nacional. Para mim é um orgulho fazer parte desta mesa hoje”, disse.

Para o vice-reitor José Vieira, representando a reitoria da Ufal, as doações enriquecem o acervo. “Essas obras enriquecem o acervo da universidade e, especialmente, o curso de História. Ficamos muito felizes em participar de iniciativas deste porte”, falou Vieira.

Ainda estiveram presentes à solenidade de encerramento o diretor do Campus do Sertão, Agnaldo; a coordenadora do curso de História, Carla Figueiredo; o coordenador do encontro, professor Pedro Abelardo, e a estudante Andressa Havana. 

Por: Veruscka Alcântara - Assessora de Comunicação.