Fabiane Barbosa é Pós-Graduanda em Fitoterápicos, Suplementação Clínica e Esportiva e Responsável Técnica – PAE Instrutora Etsal/Uncisal.



A temperatura nos últimos dias tem aumentado cada vez mais, e falando a nível de cidade. Delmiro Gouveia terá diversas alternativas para você curtir o final de semana, mas é importante frisar o cuidado com a saúde e por isso a nutricionista Fabiane Barbosa traz dicas para você, confira:

O Verão é considerado a estação mais quente do ano. Apresenta temperaturas elevadas e dias mais longos. Por esta razão, manter o bom funcionamento do organismo nos dias de calor intenso é fundamental, pois a água é essencial em todos os processos metabólicos.

Para evitar danos à saúde, devemos ter cuidados adequados e, neste caso, a hidratação tem papel primordial, pois o desequilíbrio entre a perda de água e sua reposição pode levar a quadros de desidratação, ocasionando sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga, Xerostomia (boca seca), pele seca e diminuição na produção de urina. Para alcançar a quantidade ideal e repor os líquidos perdidos pelo nosso corpo ao longo do dia, é necessário criar o hábito de ingerir líquidos mesmo quando não se está com sede e ter uma boa alimentação.

Pensando nisso, a Nutricionista Fabiane Barbosa elaborou uma lista com dicas essenciais para você se cuidar e curtir o verão:

- Evite a exposição prolongada ao calor e ao sol

Dica: Use protetor solar diariamente

 

-Evite preparações gordurosas ou salgadas

Dica: Dê preferência a alimentos mais leves e saudáveis

 

- Aumente a ingestão de frutas e verduras para reabastecer seu corpo.

Dica: Melancia, Abacaxi, Melão, Pera, Laranja, Maçã, Morango, Alface, brócolis, Cenoura, Couve, Pepino e Tomate estão entres os alimentos com alto teor de água.

 

- Aumente a ingestão de líquidos

Dica: água, água de coco, água aromatizada, suco natural, chá gelado, bebidas isotônicas e picolé de fruta.

 

- Adotar uma garrafa com água se torna uma medida prática e de baixo custo. Desta forma, você se mantém hidratado evitando a falta de líquidos no organismo.

 

- Cuidado com intoxicações alimentares

O verão é uma estação que apresenta um aumento no número de intoxicações alimentares visto que as pessoas passam a se alimentar fora de casa e os alimentos expostos a altas temperaturas tendem a se estragar com mais facilidade.

Dica: Observe a higienização do ambiente, do manipulador e dos alimentos.

 

- Prefira roupas leves, desta forma você controla sua temperatura corporal.

 

Atenção para a ingestão de: Refrigerantes, energéticos, Suco Artificial e bebidas alcoólicas. Segundo a Nutricionista, este tipo de líquido deve ser consumido com moderação (em menor frequência) e, preferencialmente, junto com água, pois eles têm um efeito “Desidratante”.

 

Agora é só seguir as dicas e curtir o verão bem hidratado!

 

 

 

Fabiane Barbosa Lima

Nutricionista

CRN/AL 10002

Pós Graduanda em Fitoterápicos, Suplementação Clínica e Esportiva

Responsável Técnica – PAE

Instrutora Etsal/Uncisal