Com o tema “80 anos de Angico”, teve início na noite da última quinta-feira (26/07), o Seminário Sertão Cangaço. A Filarmônica Mestre Elísio iniciou as atividades do evento que reuniu estudantes, escritores e pesquisadores de diversas partes do país, com um repertório que encantou ao público presente.

Logo na abertura o Prof. Benedito Vasconcelos Mendes, Presidente da SBEC-Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, fez a entrega à Prefeita de Piranhas, Maristela Sena Dias, da Comenda “Alcino Alves Costa” e do Diploma de Amiga do Museu do Sertão, pela dedicação no resgate e incentivos ao evento cultural sobre o Cangaço. O Superintendente de Cultura e Turismo do município de Piranhas e organizador do evento, Jairo Luiz, também foi homenageado pela SBEC.

A mesa redonda com o tema “80 anos de Angico” composta pelo Advogado e Pesquisador do Cangaço, Wescley Rodrigues, Cajazeiras, Ceara e o documentarista Aderbal Nogueira, aprofundou o debate sobre o 28 de julho de 1938 e a importância cultural e turística do Cangaço para o sertão. Aderbal Nogueira destacou que irá apresentar vídeo nunca antes apresentado de uma conversa com os Cangaceiros, Candeeiro e 25.

“O que vou apresentar amanhã, 27, pode trazer Luz ou escuridão para os estudiosos do Cangaço”, destacou Aderbal Nogueira.

“Piranhas tem nestes dias do Sertão Cangaço, suas riquezas históricas e culturais, principalmente as relacionadas ao Cangaço sendo estudada e debatida por pesquisadores de todo o País, “destacou Maristela Sena Dias, prefeita de Piranhas.

O secretário de Cultura e Turismo, Fabinho Pedrinha destacou a importância de manter, aprofundar e ampliar a história do Cangaço na rede municipal de ensino.

O evento contou com a presença dos vereadores, Messias Pedrinha, Renato Rodrigues e secretários municipais. Ainda teve o lançamento dos livros; “Mulheres Guerreiras”, “O Retorno dos Cangaceiros” e “A Maior Batalha”.

O Seminário continua hoje, 27, a partir das 14 horas com exibição de documentário inédito por Aderbal Nogueira.