Programa foi apresentado por Renan Filho e pelo secretário estadual da Saúde, Alexandre Ayres, na sede da (AMA). Proposta é de que cinco mil cirurgias sejam realizadas até junho de 2020.


Reprodução/Instagram

Os prefeitos Erivaldo Mandu (Mata Grande), Padre Eraldo (Delmiro Gouveia) e Maristela Sena Dias (Piranhas), participaram nesta segunda-feira, 4, junto com o governador Renan Filho, do lançamento do Programa Mutirão de Cirurgias. A meta é realizar, até junho do próximo ano, cerca de cinco mil procedimentos, beneficiando crianças, adultos e idosos nos 102 municípios alagoanos.

“Trata-se de um programa que vai intensificar a quantidade de cirurgias eletivas realizadas em Alagoas, como forma de diminuir as filas. Às vezes, o cidadão precisa fazer um procedimento, mas espera durante muito tempo por conta da baixa oferta do Sistema Único de Saúde (SUS). O Governo do Estado vai, então, aportar recursos novos para agilizar essas cirurgias, fazendo-as em mutirão”, explicou o governador.

Pela manhã, Renan Filho e Alexandre Ayres apresentaram o projeto aos prefeitos e secretários municipais de Saúde, que lotaram o auditório da AMA. O programa consiste na realização de cirurgias de hérnia (umbilical, inguinal e epigástrica), histerectomia total (remoção do útero) e colescistectomia (vesícula). Serão investidos, inicialmente, R$ 10 milhões.

“Estamos trazendo esse programa baseado num caso de sucesso realizado na Bahia, onde, por meio dessa mesma sistemática, foram operadas mais de 25 mil pessoas. Aqui a ideia de iniciar com cinco mil”, revelou Alexandre Ayres.

O programa deve ser iniciado já no próximo mês. Os pacientes vão passar por triagem, consultas médicas e exames clínicos e de imagem. Eles receberão orientações pré-operatórias até a realização dos procedimentos cirúrgicos. O mutirão prevê, ainda, o fornecimento de medicamento pós-operatório e consulta de retorno.

Além da demanda espontânea, os pacientes serão encaminhados para cirurgia pelas unidades de saúde dos municípios e através da busca ativa, feita pelos agentes que serão capacitados.

Nas redes sociais, os políticos publicaram:



Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Padre Eraldo (@padreeraldo) em



Ver essa foto no Instagram

Lançamento do programa Mutirão de Cirurgias Na AMA (Associação dos Município Alagoanos). Participamos do lançamento do programa Mutirão de Cirurgias. O intuito é atender a demanda reprimida objetivando zerar as filas para as cirurgias de hérnia, vesícula e mioma. O funcionamento do programa vai ser da seguinte forma: O governo do estado irá capacitar técnicos dos municípios para catalogar as demandas e logo após serão realizados exames pré operatórios em uma estrutura móvel chamada “ Cidade da Saúde”, ela ficará 4 dias em municípios polos, como: Maceió, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Santana do Ipanema, Coruripe, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, pilar e Porto Calvo. O estado também vai custear todos os exames pré operatórios, a cirurgia, os medicamentos e a revisão pós cirúrgica. O programa terá inicio ainda este ano e realizando aproximadamente 5 mil cirurgias eletivas para os alagoanos.
Uma publicação compartilhada por Pref de Mata Grande (@prefeituradematagrande) em