O presidente Kel solicitou a inserção na pauta do Projeto de Lei do Executivo que trata sobre o Plano de Saneamento Básico.


Na sessão desta quinta-feira (5), na Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei do Executivo que prevê a abertura de Crédito Especial de 150 mil Reais. O valor será destinado para a construção de uma Academia da Saúde e foi votado em regime de urgência, sendo aprovada por unanimidade.

Na abertura dos trabalhos, o presidente Ezequiel de Carvalho Costa (Kel) solicitou a inserção na pauta do Projeto de Lei do Executivo que trata sobre o Plano de Saneamento Básico do município, que foi enviado às comissões. “Estivemos na Funasa esses dias e conversamos com o superintendente, onde serão retomadas as obras de saneamento para a Barragem Leste, Sinimbú e parte de Delmiro Gouveia. É um projeto de extrema importância para o nosso município e devido a sua grandiosidade, solicitei a inserção na pauta para que seja encaminhado às comissões e assim possamos votar o mais breve possível”, explicou.

Na tribuna, o vereador Pedro Paulo abriu os discursos e falou sobre o Projeto de Lei que tramita na casa sobre a doação de terreno para empresa se instalar no município. Ele ressaltou que a implantação deste comércio será um gerador de emprego e renda para a comunidade, uma vez que Delmiro passa por graves dificuldades nesta área, tendo em vista que a Fábrica da Pedra foi fechada, cortando vários postos de trabalho. “É preciso entender que não cabe à Prefeitura gerar emprego, ela tem que ser incentivadora de empresas para que sejam criados os postos de trabalho”.

Pedro também falou sobre uma colocação sua, em sessão anterior, de uma doação do terreno da Prefeitura de Paulo Afonso para que uma grande rede atacadista se instalasse, reconhecendo que havia dito a informação errada. O vereador Carlos Roberto Cacau Correia apresentou dados de que não havia sido realizada a doação, mas sim que a área havia sido comprada. “Gostaria de corrigir o equívoco que falei na sessão anterior; porque reconhecer o erro é uma virtude, é algo nobre. Então peço desculpas pela informação errada que trouxe e agradeço ao vereador Cacau pelos esclarecimentos ”.

O vereador Francisco de Assis Pereira (Kinho), pontuou que a gestão municipal está com grande índice de reprovação e que estaria realizando apenas obras de fachada. “Este governo passa três anos sem fazer nada e quando é agora fica passando uma tinta nas escolas, enganando a comunidade. Aprovei o crédito para a construção da Academia da Saúde porque entendo que é benéfico para a população, mas estou de olho, continuarei fiscalizando”, ressaltou.

Enoque Batista, que teve o seu Projeto de Lei que solicita a obrigatoriedade da divulgação do cardápio da merenda escolar aprovado, falou sobre a qualidade do lanche servido nas escolas. “Solicito que a gestão municipal melhore a merenda para que as nossas crianças possam ter um cardápio mais equilibrado. Só quero que as crianças tenham uma alimentação adequada”, disse o parlamentar com uma foto da merenda registrada em uma escola. Ele falou ainda que em algumas comunidades as crianças estavam estudando em lugares inadequados. “Tenho uma grande preocupação com o espaço físico que estão colocando os alunos”. O vereador Pedro Paulo e a vereadora Henriqueta Cardeal, que fazem parte da bancada governista, fizeram o contraponto com Enoque, inclusive ressaltando a qualidade da merenda escolar. “Essa é a função do vereador, de fiscalizar, e o senhor está fazendo isso com muita responsabilidade”, disse Pedro. A reunião contou ainda com a presença dos vereadores Geraldo Xavier, Raimundo Valter Benício (Casa Grande), Marcos Costa e Júnior Lisboa.