O material traz uma
importante contribuição para a história da educação do sertão do Nordeste do
Brasil.
O processo de escolarização
de populações sertanejas realizado pela Companhia Hidro Elétrica do São
Francisco (Chesf) e a vinculação entre o projeto de modernização instituído
pela companhia com a educação, foi a pesquisa de doutoramento do professor Edvaldo
Francisco do Nascimento, realizado na Universidade Federal de Pernambuco –
UFPE.
A pesquisa, que durou quatro
anos, tem como título Modernização e Educação Escolar no Nordeste
Brasileiro: as escolas da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (1949- 2000), foi
apresentada no dia 23 de setembro na UFPE. O material traz uma importante
contribuição para a história da educação do sertão do Nordeste do Brasil,
segundo o professor Justino Pereira de Magalhães, da Universidade de Lisboa e
coorientador do doutoramento.
O estudo é uma análise sobre
a institucionalização de um complexo educacional escolar no acampamento da
Chesf em Forquilha, atual município de Paulo Afonso. De acordo Edvaldo, essas
escolas foram instituidoras de hábitos e ritos, o que resultou no modo de vida
moderno desta população. O professor reforça que o que foi definitivo no
projeto da Chesf para o sertão, foi a instituição de uma cultura escolar
modificadora do modo de vida. “A população dos diversos sertões do Nordeste que
chegou a Forquilha/Paulo Afonso e conseguiu se inserir no projeto da Chesf foi
por ela incluída no projeto de escolarização”, ressalta.
Após estudar o projeto de
escolarização implementado por Delmiro Gouveia no Sertão de Alagoas, durante o
seu mestrado, Edvaldo esclarece que desejava continuar estudando processos
educativos na região do sertão do São Francisco. Ele enfatiza que o tema foi
escolhido pela dimensão do projeto realizado pela companhia, buscando entender
o porquê da implantação de um plano educacional tão grandioso, tendo em vista
que este não era o objetivo da empresa.
“Obviamente é um
projeto grandioso. Imagine você ter dez escolas em um único acampamento que, de
acordo com a documentação, chegou a ter 8 mil alunos por ano, em determinado
momento, no curso desse projeto. Imagine que eram escolas que receberam do
Conselho de Educação da Bahia uma nota de referência pela excelência
educacional que representava. Tudo isso me motivava a compreender a instituição
desse projeto. O que levou a Chesf a instituir esse projeto educativo? Porque
não era essa a missão dela, a missão dela era construir usinas, gerar e
transmitir energia. Por que instituir um complexo educacional, que ofertava da
educação infantil ao ensino técnico profissionalizante? Tudo isso eram questionamentos
que me levaram a defender essa tese”.
O professor argumenta que o
tema foi escolhido também pela sua memória afetiva, uma vez que as atividades
culturais e esportivas desenvolvidas nas unidades escolares lhe chamaram a
atenção. “Sempre guardei em minhas memórias os grandes eventos esportivos e
culturais nas escolas da Chesf. Eu era morador de Paulo Afonso na área fora da
Chesf, mas frequentava o acampamento por causa dos meus familiares. Aquela
memória de infância, em ver o papa fila recolhendo os alunos nas portas de
casa, ou quando eu ia a alguma atividade que os meus primos participavam,
sempre me impressionei com esse projeto educativo, e foi isso que levou a
defender essa tese”, revela.
Na pesquisa, ele detalha as
unidades escolares destacando ainda o corpo docente, recrutados nas mais
diversas regiões do Brasil. “Eram professores egressos das Universidades
Públicas Federais que constituíram um núcleo cultural elevado no acampamento
Chesf”, enfatiza. Para coletar as informações foram realizadas entrevistas com
ex-professores, ex-alunos, ex-dirigentes da Chesf e das escolas, reunindo uma
farta documentação iconográfica, além dos documentos escritos.
A tese foi aprovada pela
banca examinadora com indicação de publicação, o que significa que foi reconhecida
como excelente trabalho de pesquisa. Edvaldo espera contribuir para a melhor
compreensão e entendimento sobre os caminhos na história da educação na região
do sertão nordestino e, consequentemente, ajudar também a entender melhor
aspectos da educação nos dias atuais. “Um dos meus objetivos com essa pesquisa
é incentivar para que outros estudantes, outros pesquisadores, possam
desenvolver outras pesquisas sobre esse projeto educativo, sobre aspectos que
não foram abordados por mim nessa tese, até porque não damos conta de responder
todas as questões, de um projeto da dimensão que foi instituído pela Chesf, na
perspectiva educacional em Paulo Afonso. Espero que sirva de incentivo para que
outras pessoas realizem novas pesquisas”, ressalta. A intenção é que
posteriormente seja publicado um livro com o estudo.
A banca examinadora do
Doutorado foi composta pelo professor doutor Edilson Fernandes de Souza, seu
orientador (UFPE); o professor doutor Márcio Ananias Ferreira Vilela (UFPE);
professora doutora Josefa Eliana Souza (UFS). Professor José Vieira da Cruz
(UFAL) e o professor Justino Pereira de Magalhães, da Universidade de Lisboa.
Edvaldo Nascimento é natural
de Paulo Afonso e reside há décadas em Delmiro Gouveia, onde exerce o
magistério e ocupou o cargo de vereador por três mandatos. “Quero dedicar este
estudo ao povo sertanejo, especialmente os do sertão do São Francisco; assim
como aos ex-professores e ex-alunos e das escolas da Chesf”, finalizou.