Neste dia 02 de abril, todas as escolas municipais de Delmiro Gouveia realizaram diversas atividades de conscientização ao Dia Mundial do Autismo, que é importante para alertar a população sobre a conscientização do autismo, que é uma disfunção global do desenvolvimento, onde prejudica a capacidade de comunicação, de socialização e de comportamento do indivíduo, afetando 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

A Secretaria Municipal de Educação atende, nas escolas municipais, 146 alunos com autismo, que além do professor, têm à sua disposição em sala de aula um Apoio Pedagógico especializado, que auxilia essas crianças com as atividades e na interação com os demais; como também temos a frequência desses alunos nas Salas de Recursos Multifuncionais por escola, onde ocorre o Atendimento Educacional Especializado.

Foram realizadas palestras e passeatas de conscientização. Na Escola Municipal José Bezerra, as atividades foram marcadas pela apresentação da Orquestra Tenente José Nicacio, que com seu repertorio abrilhantou ainda mais o momento.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos com a realização de palestras e eventos públicos que acontecem para conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o autismo e como lidar.

“É de extrema importância todos nós vestirmos a camisa da conscientização. As crianças com autismo são lindas e precisam muito do nosso carinho e compreensão. Para a gestão municipal é satisfatório saber que todos os trabalhos desenvolvidos com essas crianças estão dando certo, pois o número de crianças com autismo aumentou significativamente em nossas escolas, tínhamos apenas 13 e hoje atendemos com muita responsabilidade e carinho 146 crianças com autismo”, destacou a secretaria Municipal de Educação, Iolanda Braz.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Delmiro Gouveia.