Jacob Brandão é acusado pela justiça de vários desvios que totalizam o montante de 12 milhões de reais.


O ex-prefeito de Mata Grande Hélio Brandão gravou um vídeo para falar sobre a atual gestão do município, porém o ato não repercutiu de uma forma tão positiva.

Além de ter sido o principal articulador para a composição da chapa que venceu as eleições, Hélio Brandão não frisou os problemas que foram deixados pela sua gestão e pela do seu próprio filho Jacob Brandão, que inclusive está preso acusado de diversos desvios de dinheiro público, que totaliza o montante de R$ 12 milhões.

O vídeo que aproximadamente possui nove minutos, demonstra que o ex-prefeito está bastante indignado com a situação política, ele ainda afirma ter saudade da cidade e do povo.

Ainda no vídeo, o velho cacique, diz que o filho seguiu a ‘linha direitinha’. “Ele ajudou o povo, colocou vários carros pipas e fez diversos benefícios.” Destacou.

O crime se deu entre 2011 e 2016, na época, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) destacou que Jacob Brandão era o principal líder da quadrilha que desviou dinheiro público. “José Jacob Brandão Gomes possuía domínio funcional sobre todo o esquema, detendo superioridade hierárquica sobre os demais agentes públicos componentes da organização criminosa, incidindo no tipo do art. 2º, §3º da Lei 12.850/13. Ele foi o responsável pela autorização do pregão presencial 11/2013, além de ser o beneficiário da notas fiscais fraudulentas emitidas, e recebimento do percentual de propina sobre os pagamentos efetuados pela Prefeitura de Mata Grande em favor da Campos Distribuidora e da Cirúrgica Montebello, praticando 270 (duzentas e setenta) vezes o tipo do art. 1º, I, do Decreto-Lei 201/67, número equivalente aos depósitos realizados na conta corrente da Campos Distribuidora LTDA e Cirúrgica Montebello pela Prefeitura de Mata Grande", revela um trecho da denúncia.

Além de Jacob, quem também está preso é o seu outro filho Júlio Brandão que foi presidente da câmara de vereadores e participou dos esquemas criminosos, segundo a justiça.

O período eleitoral se aproxima e Mata Grande será foco uma vez que o pleito é sempre bem disputado e em algumas situações vão parar na delegacia.