Evento foi organizado pela OAB/AL, seccional de Santana do Ipanema.


No encontro que aconteceu na terça feira (26), na sala da OAB em Delmiro Gouveia foram discutidos os desafios e os propósitos da Comissão. Na ocasião foi discutido diretrizes para o planejamento de atuação, o organograma para funcionamento, entre outras ações que serão desenvolvidas e pleiteadas em prol da pessoa com deficiência.

A advogada Zagna Fortes que integra a Comissão lembra que avançar junto das pessoas com deficiência na derrubada de toda e qualquer barreira existente, seja nos transportes, meios de comunicação e informação, atitudinais, tecnológicas, queremos e vamos lutar de forma incansável para o desenvolvimento inclusivo e sustentável de pessoas com deficiência, e com mobilidade reduzida. A acessibilidade social e funcional será uma das grandes metas a ser trabalhado na Comissão. Quando nos dermos conta a sociedade estará unida lutando junto conosco pelos direitos das pessoas com deficiência”, avaliou a advogada.

O presidente da Comissão, advogado Leandro José dos Santos que depende de cadeira de rodas para se locomover ressaltou as dificuldades que enfrenta. “Como um advogado que sou e desempenhando um papel que é essencial à administração da Justiça, é inaceitável nos dias de hoje se chegar em locais públicos e não conseguir o acesso a que tenho direito. “Vamos lutar através da comissão na promoção de conscientização a todos da importância de que os direitos da pessoa com deficiência sejam respeitados, sejam advogados ou não, é um trabalho em prol da sociedade como um todo”, informou.

A advogada ainda lembrou que o seu engajamento na luta pelo fortalecimento dos direitos da pessoa com deficiência se tornou ainda mais forte após participação de eventos promovidos por entidades da causa, estudo aprofundado dos diplomas legais vigentes, mas que, no entanto, não avançam como e necessário. “Eu tenho comigo em absoluto que só se é possível avançar caminhando junto com todos. “Essa e uma missão que trago comigo, tornar a sociedade, os sistemas sociais adequados para toda a diversidade humana, finalizou.

Para o presidente da Subseção da ordem dos Advogados do Brasil de Santana do Ipanema, Raul Teodósio Monteiro Júnior a preocupação da OAB em relação às pessoas com deficiência é uma prioridade. “Observar e lutar pelo fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência, é defender não apenas as garantias fundamentais da própria pessoa com deficiência, que seja advogado ou não, é agir na defesa de direitos fundamentais de toda a coletividade e está tutela se acha evidenciada dentro das finalidades da Entidade segundo o Estatuto da Advocacia”, frisou.

Através da Portaria n.º 05, de 05 de fevereiro de 2019, os membros integrantes da Comissão foram nomeados para o triênio 2019/2021 com autonomia necessária delegadas pelo presidente da Subseção da OAB/ Santana do Ipanema, para agir na defesa dos direitos da pessoa com deficiência